quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Cientistas criam robô maleável que simula movimento das plantas

Cientistas criam robô maleável que simula movimento das plantas


Tecnologia faz com que dispositivos se enrolem e contorçam como plantas reais. No futuro, novidade poderá ser usada em aparelhos vestíveis


Da Redação PC World
Ontem às 16h35 

Foto: Instituto Italiano de Tecnologia (IIT)
https://pcworld.com.br/cientistas-criam-robo-maleavel-que-simula-movimento-das-plantas/

Pesquisadores e engenheiros do Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) desenvolveram o que seria o primeiro robô maleável do mundo que pode se contorcer e enrolar como plantas reais. Ele também pode subir em superfícies usando os mesmos princípios físicos das plantas da natureza.
"[A tecnologia] é baseada na imitação de mecanismos naturais das plantas, que aproveitam a água correndo em suas células, tecidos e órgãos para se movimentar. O princípio hidráulico é chamado de osmose e se apoia na presença de pequenas partículas no citosol, o fluido da planta intracelular. As plantas usam esse princípio para ajustar sua rigidez e alcançar movimentos macroscópicos", explica Barbara Mazzolai, diretora o centro de robótica biomecânica do IIT.
De acordo com a cientista, o robô é feito a partir de um tubo PET flexível revestido com um tecido macio e contendo um líquido com íons carregados por eletricidade. Há também uma bateria de 1,3 volts com partículas que se atraem e imobilizam na superfície de eletrodos flexíveis, fazendo com que o líquido interno se movimente e mexa os tentáculos do robô.

Mazzolai acredita que o protótipo pode ser o primeiro passo para a criação e dispositivos vestíveis capazes de se moldar automaticamente ao corpo do usuário, independentemente da situação. Outra possibilidade é o desenvolvimento de braços robóticos flexíveis.
Com informações do Digital Trends

Fonte: PC World

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.