terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Corporações nunca tiveram tanto apetite por energia não poluente

Corporações nunca tiveram tanto apetite por energia não poluente


Por Brian Eckhouse.

As corporações não poderiam ser mais claras: elas querem energia renovável barata.
Empresas e órgãos de governo assinaram contratos no ano passado para a compra de 13,4 gigawatts em energia limpa. A compra total superou amplamente o recorde anterior de 6,1 gigawatts, estabelecido em 2017, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pela BloombergNEF.
Os contratos ainda representam apenas uma pequena fração da eletricidade total usada pelas corporações. Até mesmo um grupo de empresas que se comprometeu a obter futuramente 100 por cento da energia que usa a partir de fontes renováveis ainda utiliza outras fontes para suprir cerca de dois terços de sua demanda.
As gigantes da tecnologia do mundo aparecem como líderes do segmento: o Facebook sozinho respondeu por mais de 2,6 gigawatts em contratos de energia não poluente no ano passado, superando o Google, da Alphabet, que durante muito tempo foi o maior comprador corporativo do mundo.
As metas das corporações para a sustentabilidade e as preocupações em relação às mudanças climáticas estão gerando uma explosão ecológica, impulsionada por subsídios às energias renováveis e ordens governamentais. Embora esses subsídios estejam diminuindo ou expirando em muitos mercados, as energias eólica e solar são atualmente as fontes elétricas mais baratas, o que possibilita esses volumes recorde.
“Já não é uma aposta segura presumir que as empresas de energia são a maior fonte de demanda por energia limpa”, disse Kyle Harrison, analista da BloombergNEF em Nova York, em entrevista. “A enorme escala de compras de energia renovável não tem precedentes e só deve crescer.”
Até mesmo a Exxon Mobil assinou contratos de energia limpa no ano passado para a bacia do Permiano, o campo de petróleo de mais rápido crescimento dos EUA.
Outras conclusões do relatório:
Os EUA responderam por 63 por cento dos contratos corporativos globais de energias renováveis no ano passado — 8,5 gigawatts no total, quase o triplo do volume de 2017.
As empresas com menos apetite por eletricidade estão combinando sua carga para capturar “economias de escala de grandes projetos de energias renováveis”.
A Índia assinou mais de 1,4 gigawatt em acordos corporativos por energias renováveis no ano passado, a maior parte na região Ásia-Pacífico.
 
 
Fonte: Bloomberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.