segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Curso do IMPA ensina criação de música por meio de programação de computador

Curso do IMPA ensina criação de música por meio de programação de computador


Linguagem permite que instrumentos digitais sejam criados no computador com o objetivo de produzir som e música

 
Arte Clube
No AR em 21/01/2019 - 15:14

Como uma maneira de desenvolver a cultura de programar música em computadores, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) oferece o workshop de Programação de Áudio em Chuck, uma forma criativa de unir os conhecimentos e técnicas da ciência da computação com a arte. A linguagem tem sido usada por programadores de diversos lugares do mundo para fazer música ao vivo por meio da técnica de Live Coding.
Em entrevista ao Arte Clube, o pós-doutor e pesquisador do Laboratório de Computação Gráfica do IMPA, Vitor Guerra Rolla, explica como funciona a Linguagem de Programação em Chuck.

Ouça a entrevista aqui.

“O Chuck permite você manipular o som através do texto de uma linguagem digitada no computador. Ele permite todas as funcionalidades que um sintetizador comercial tem e mais as funcionalidades que a própria linguagem de programação permite que seja utilizada, novas coisas que você não é capaz de fazer com um sintetizador normal”, conta o pesquisador.
 Vitor acrescentou que é possível fazer toda a música usando o computador. Ele afirmou que é importante que o programador tenha uma boa noção musical.
O workshop no IMPA vai até o dia 29 de janeiro e o tema continua a ser explorado na Conferência Internacional de Live Coding Music, com a presença de palestrantes de todo o mundo, especialistas no assunto. Para se inscrever no workshop e saber mais detalhes sobre a conferência, acesse o site do IMPA.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.