terça-feira, 29 de janeiro de 2019

MCTIC lança plataforma digital com informações sobre laboratórios de serviços tecnológicos

MCTIC lança plataforma digital com informações sobre laboratórios de serviços tecnológicos


Observatório de Laboratórios de Serviços Tecnológicos reúne dados e indicadores sobre a infraestrutura laboratorial do país.
 
por ASCOM MCTIC - publicado 28/12/2018 14h45. Última modificação 28/12/2018 14h50.

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Ideia por trás do Observatório é garantir que haja um monitoramento eficiente dos investimentos feitos e uma base de dados e indicadores para auxiliar a tomada de decisões no futuro. Foto: Ascom/MCTIC


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) criou uma ferramenta para facilitar a gestão dos recursos investidos em laboratórios de serviços tecnológicos que atendem empresas brasileiras. Chamado Observatório de Laboratórios de Serviços Tecnológicos, o sistema reúne informações sobre as atividades oferecidas ao setor produtivo, além de indicadores que vão ajudar a mensurar o retorno que cada instituição dá às políticas públicas do MCTIC.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Maximiliano Martinhão, a ideia por trás do Observatório é garantir que haja um monitoramento eficiente dos investimentos feitos e uma base de dados e indicadores para auxiliar a tomada de decisões no futuro. Ele destacou ainda que a ferramenta poderá ser usada pelos órgãos de controle para a fiscalização e acompanhamento dos projetos. “Não tínhamos, até agora, indicadores confiáveis, dados objetivos e transparentes, para avaliar os resultados obtidos pelos laboratórios. Por isso, esse sistema será um divisor de águas no que se refere à gestão desses recursos”, ressaltou.
Atualmente, o Observatório de Laboratórios de Serviços Tecnológicos conta com 288 unidades cadastradas. Os dados serão usados pela Setec para atualizar a infraestrutura laboratorial do país, bem como a ampliação das competências de cada unidade. “A ferramenta permite a utilização mais eficiente dos recursos. Sempre que algum laboratório nos apresentar uma demanda por determinado equipamento, teremos condições, por exemplo, de identificar quais unidades já contam com o item demandado, se ele está em uso, se é possível haver uma parceria, um intercâmbio entre os laboratórios”, explicou a Maíra Murrieta Costa, da Setec.
Já a Coordenadora-Geral de Serviços Tecnológicos da Setec, Eliana Emediato, acrescentou que o compartilhamento de informações é fundamental para estimular o trabalho dessas instituições. “Nosso intuito é dar transparência aos investimentos e estimular parcerias, além de valorizar as unidades que trazem mais resultados, ao mesmo tempo em que vamos apoiar os centros que enfrentam mais dificuldades.”

Fonte: MCTIC

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