terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Políticas digitais do MCTIC são indicadas a prêmio da ONU

Políticas digitais do MCTIC são indicadas a prêmio da ONU


Prêmio WSIS reconhece iniciativas que utilizam as Tecnologias da Informação e Comunicações (TICs) como fatores para o desenvolvimento sustentável.
 
por ASCOM - publicado 24/01/2019 15h21. Última modificação 24/01/2019 20h01.

null
Foram indicados a E-Digital, o Plano Nacional de IoT e o programa Start-Up Brasil. Foto: Ascom/MCTIC


Três políticas públicas elaboradas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foram indicadas ao prêmio WSIS (Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas. A premiação reconhece iniciativas mundiais que utilizam as TICs como fatores para o desenvolvimento sustentável.
Foram indicados ao prêmio:
- Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, que apresenta 100 ações para acelerar a digitalização da economia brasileira;
- Plano Nacional de Internet das Coisas, que detalhou as principais áreas em que o país pode se beneficiar dessa nova tecnologia;
- o Start-Up Brasil, programa de apoio a empresas nascentes de base tecnológica.
O secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, destaca a indicação ao prêmio como a valorização do diálogo permanente entre o governo e outros atores na construção de políticas públicas.  "A indicação desses projetos para essa premiação internacional reflete a relevância dessas iniciativas, que terão continuidade na nova gestão. Destaco, em particular, a importância do processo colaborativo de construção dessas políticas, baseado no amplo diálogo e na parceria entre atores públicos e privados, da academia, da sociedade civil e do setor produtivo”, afirma.
O próximo passo da premiação é uma votação aberta ao público, em que qualquer pessoa pode se cadastrar e escolher os projetos de sua preferência até o dia 10 de fevereiro. As cinco iniciativas mais votadas em cada categoria serão reveladas no Fórum WSIS 2019, que acontece de 8 a 12 de abril em Genebra, na Suíça.
As equipes dos diretores de Políticas para a Transformação Digital, Miriam Wimmer; de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, José Gontijo; e de Ecossistemas Digitais, Otavio Caixeta, foram responsáveis pela Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, pelo Plano Nacional de Internet das Coisas e pelo programa Start-Up Brasil, respectivamente.
Como participar
O site para votação é www.wsis.org/prizes. Após a conclusão do cadastro é possível ver a lista completa de indicados. Os projetos do MCTIC fazem parte da primeira listagem, que reconhece as iniciativas governamentais. Também há projetos nacionais indicados nas outras 17 categorias.
A












Fonte: MCTIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.