terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Caroço de açaí pode ser usado como fonte de energia para fazer tijolos

Caroço de açaí pode ser usado como fonte de energia para fazer tijolos

Pesquisa constatou que o caroço do açaí pode substituir a lenha, mostrando-se 21% mais eficiente do que a madeira

Brasil Rural
No AR em 26/02/2019 - 09:44

Pensando na importância de preservação e conservação do nosso ecossistema, o Brasil Rural desta terça-feira (26) entrevistou Roberto Peres da Silva, professor de química do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA) e um grupo de alunos do instituto. Eles falaram sobre uma pesquisa que identificou o caroço do açaí como fonte de energia na produção de tijolos.
A pesquisa foi desenvolvida pelo professor com um grupo de alunos (Daniele Barros, Higor de Amorim e Karollyne Lima) do curso técnico em Florestas, com o objetivo de dar destinação aos caroços, que costuma ser armazenados em sacos e entregue à coleta da cidade.
Pesquisa aponta o caroço do açaí como fonte de energia para produzir tijolos
A aluna Daniele Barros lembra que os estudantes vivem na região amazônica e o açaí é uma fruta típica. Os estudantes viram um potencial no caroço do açaí, que acaba sendo desperdiçado. Segundo Karollyne Lima, outra aluna que participou do estudo, 15% do açaí é utilizada para polpa, sobrando 85% para descarte ou outras utilizações. Uma outra utilização dos caroços do açaí é usá-los como fonte de energia (queima) na produção de tijolos. O caroço do açaí substitui a lenha e a pesquisa constatou que o caroço se mostrou 21% mais eficiente que a lenha na hora de assar os tijolos.  
Daniele salienta a importância do curso técnico para os alunos: “está tendo muito desmatamento, então, [o curso] é muito importante que a gente tenha esse conhecimento, para a gente poder utilizar melhor os recursos florestais, que estão sendo usados de maneira muito inapropriada”, afirma. Higor de Amorim acrescenta que o maior ganho no curso foi na conscientização e sensibilização ambiental.

Ouça a entrevista aqui.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.