segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Cresce adoção de Python para ciência de dados, aponta estudo


Cresce adoção de Python para ciência de dados, aponta estudo

Pesquisa encomendada pela JetBrains, indica que desenvolvimento, teste e automação da web ainda seguem em alta para a linguagem

Serdar Yegulalp | InfoWorld (EUA)
Ontem às 10h58

 
Foto: Shutterstock
Uma das linguagens de programação mais populares do mundo, o Python, continua crescendo na preferência dos desenvolvedores. E sua versatilidade é um dos principais motivos para sua adoção perene. Segundo pesquisa recentemente divulgada pela JetBrains, criadora da plataforma PyCharm IDE for Python, o uso geral do Python está crescendo, com a análise de dados emergindo como o principal caso de uso, embora desenvolvimento, teste e automação da web ainda estejam em alta. O estudo mostra um panorama de ferramentas, preferências e percepções de mais de 20 mil desenvolvedores de Python em todo o mundo e ouviu profissionais de mais de 150 países - incluindo o Brasil.
Dos desenvolvedores de Python ouvidos, 84% disseram que o Python era sua principal linguagem de desenvolvimento, com 50% citando o JavaScript como segunda opção. Ainda, afirmaram que HTML/CSS tomava o terceiro lugar em 47% dos que sugerem o papel principal do Python na criação de aplicativos da Web – sejam sites voltados ao público, aplicativos privados ou aplicativos de desktop equipados com front-end da web (por exemplo, Electron).
Em relação à adoção do Python 2 vs. Python 3, a pesquisa mostra 84% usando Python 3 e 16% ainda usando Python 2. Entre os usuários do Python 3, 54% estão usando Python 3.6 e 30% o Python 3.7, com o restante dividido entre outras versões.
O crescimento do uso do Python 3 tem sido estável ano a ano desde 2013, mas a implicação é que alguma margem de usuários continuará trabalhando com ele até o fim de sua vida útil em 2020. A pesquisa não investigou por que os desenvolvedores usam o Python 2, se pelo peso do legado do código, se pelos requisitos institucionais ou se simplesmente pela preferência do desenvolvedor.
Cerca de 52% dos entrevistados listaram desenvolvimento web como sua principal tarefa em Python. Quando os entrevistados foram solicitados a identificar um único caso de uso, em vez de todos os casos de uso em Python, o desenvolvimento Web encabeçou a lista em 27%. A pesquisa também revelou que Flask (47%) e Django (45%) eram, de longe, os frameworks web Python mais usados.
A análise de dados – a tarefa com a qual o Python se tornou mais amplamente associado nos últimos anos – foi citada por 58% de um dos casos de uso em Python. Lá, pacotes como o NumPy (62%), o Pandas (51%), o Matplotlib (46%) e o SciPy (38%) têm autoridade. Um campo relacionado, o machine learning, foi encontrado em 38% dos usuários, sendo o TensorFlow (25%) a estrutura de machine learning mais usada. Das ferramentas de big data para Python, o Apache Spark (12%) foi o vencedor.
Os conjuntos de tarefas aos quais o Python está associado desde a sua criação ainda estão bem representados: automação de sistema (43%), web scraping (37%), teste de software (32%), todos ainda figuram fortemente. Jenkins/Hudson (25%) e Ansible (20%), Requests (53%) e Pytest (46%) foram as principais escolhas de ferramentas nessas áreas.
A maioria dos desenvolvedores de Python trabalha com o Linux (69%), mas os desenvolvedores do Windows também são bem representados (47%). No entanto, a pesquisa não deixou claro qual porcentagem de usuários do Windows Python está executando o Python de forma nativa, em vez de usar Windows Subsystem para Linux. Dito isso, a experiência do Python no Windows tornou-se muito menos problemática nos últimos principais lançamentos. As melhores ferramentas integradas ao IDE também ajudaram – não apenas o PyCharm, mas também o Microsoft Visual Studio e o Visual Studio Code.
Sendo esta uma pesquisa patrocinada pela JetBrains, é natural que as principais opções da IDE incluam PyCharm (20%) e PyCharm Community Edition (15%). O Visual Studio Code ficou em segundo lugar, com 16%, o que não surpreende, dado seu sucesso geral com os desenvolvedores e a força de seu suporte em Python. Seu plug-in Python é um projeto patrocinado pela Microsoft.

Fonte: ITMídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.