quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Encontro em Paris destaca papel das mulheres na luta contra mudança climática


Encontro em Paris destaca papel das mulheres na luta contra mudança climática

EFE Paris
21 fev 2019

Arquivo. EFE/Sáshenka Gutiérrez
Arquivo. EFE/Sáshenka Gutiérrez

O papel das mulheres é crucial no desenvolvimento de um futuro sustentável para todos, mas suas vozes nem sempre são ouvidas devido à menor representação nos órgãos de poder, denunciaram especialistas, instituições e ativistas em uma cúpula de grandes cidades contra a mudança climática realizada nesta quinta-feira em Paris.
O encontro Women4Climate serviu de fachada para projetos impulsionados por mulheres no mundo todo, organizado em Paris pelo grupo de cidades contra o aquecimento C40, que reúne 94 metrópoles comprometidas com a redução das emissões contaminantes.
"Nosso objetivo não é dizer que somos melhores, mas temos uma experiência de vida que nos permitiu desenvolver competências diferentes. É preciso colocá-las a serviço de nossas comunidades e isso não é possível se não tivermos nosso espaço reconhecido", disse a prefeita parisiense e presidente do C40, Anne Hidalgo.
A Women4Climate foi criada em 2016 durante a reunião no México de prefeitos do C40 para lutar desde a perspectiva de gênero contra o aquecimento, e para finais de 2020 terá apoiado projetos de 500 "heroínas do clima", segundo Hidalgo.
Entre elas, o da bióloga equatoriana Liliana Jaramillo, criadora do projeto Nativus, que reintroduz plantas nativas nas cidades para aumentar a biodiversidade.
Assim como o da francesa Clara Duchalet, também presente em Paris e fundadora da Vépluche, uma solução de economia circular para restaurantes que troca seus resíduos orgânicos por verduras e legumes.
"As mulheres são frequentemente as primeiras vítimas da mudança climática, mas também imaginam soluções e as põem em prática. Devemos usar suas competências para benefício de todos", acrescentou Hidalgo.
A terceira edição desta cúpula reuniu prefeitas, empresárias e empreendedoras. A jornada começou com um espetáculo humorístico das espanholas Rossy de Palma e Blanca Li, atriz e coreógrafa, que expuseram as dúvidas dos cidadãos na hora de contribuir com a reciclagem e outras medidas na luta contra o aquecimento.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.