quinta-feira, 21 de março de 2019

Celulares piratas começam a ser bloqueados em 24 de março no Brasil


Celulares piratas começam a ser bloqueados em 24 de março no Brasil

Ação começará pelas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, e abrange todos os dispositivos que não foram homologados ou tiveram o IMEI clonado

Da Redação PCWorld
Hoje às 17h35 

Foto: Shutterstock

Começa neste domingo (24) o bloqueio de celulares piratas comandado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A ação começará pelas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, abrangendo os estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
A restrição vale para todos os dispositivos que não foram homologados pelo órgão regulador ou que tiveram o IMEI clonado a partir do dia 7 de janeiro deste ano. Quem tiver um produto nessas condições, receberá uma mensagem informando sobre o smartphone estar em situação indevida, e que o gadget estará inutilizado em breve. Segundo a agência, mais de 244 mil aparelhos já foram bloqueados em todo o Brasil.
A decisão faz parte de um projeto da Anatel chamado Celular Legal, lançado em fevereiro de 2018 e que tem por objetivo reduzir o número de telefones irregulares - os famosos "xing-ling" - em circulação no país. A medida não afetará celulares importados, desde que tenham certificação de órgãos estrangeiros equivalente à Anatel. Por isso, marcas como Xiaomi, Oppo e até a Apple com os iPhones não terão seus aparelhos bloqueados localmente.
Dispositivos piratas que estiverem em operação desde antes de fevereiro do ano passado continuarão funcionando, com um detalhe: o número não poderá ser trocado. Contudo, o mais recomendado é que usuários que ainda possuem um telefone desse tipo regularizem a situação.

Com informações: Anatel

Fonte: PCWorld

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.