segunda-feira, 25 de março de 2019

China usa inteligência artificial para controlar restaurantes

China usa inteligência artificial para controlar restaurantes


Desde janeiro, 1.700 câmaras foram instaladas em 800 restaurantes do distrito de Minhang dentro de um plano que pretende garantir a segurança alimentar


Restaurante na China


Xangai – O controle absoluto chegou às cozinhas dos restaurantes na China e, agora, um sofisticado sistema de inteligência artificial instalado em centenas de estabelecimentos da cidade de Xangai detecta desde a falta de higiene dos funcionários até a presença de animais indesejados.
Desde janeiro, 1.700 câmaras foram instaladas em 800 restaurantes do distrito de Minhang dentro de um plano que pretende garantir a segurança alimentar. De acordo com o diretor do Escritório de Supervisão e Gestão do Mercado de Minhang, Wu Jun, o assunto preocupa consideravelmente os chineses.
“Agora instalamos ‘caixas inteligentes’ que podem fazer funções como medir a temperatura, a umidade e detectar práticas ruins dos cozinheiros. As pessoas estão realmente focadas na segurança alimentar e é muito trabalhoso cobrir com humanos todas as necessidades de vigilância dos restaurantes. Então, os governos de Xangai e da China, como um todo, estão utilizando a tecnologia”, disse Wu.
Através da tecnologia de reconhecimento facial, as câmeras também detectam a presença de pessoas não autorizadas na cozinha e de seres que não deveriam estar ali, como ratos. Em um futuro próximo, acredita-se que esta tecnologia poderá detectar animais menores, como baratas.
Com 2,5 milhões de habitantes, o distrito de Minhang possui 1.800 restaurantes de médio e grande portes. O objetivo é que a nova tecnologia abranja todos eles.
“É o primeiro projeto do tipo na China e acreditamos que no mundo, ou pelo menos o maior”, afirmou Wu.
Quando uma câmera detecta uma irregularidade, as imagens são enviadas ao gerente do estabelecimento e também ao Escritório de Supervisão e Gestão do Mercado, que acompanha todos os alertas a partir de um telão.
“Os restaurantes têm que assumir a responsabilidade e solucionar o problema. Se não fizerem isso, vamos intervir e aplicar punições”, explicou o diretor, destacando que a tecnologia torna as intervenções muito mais precisas.
Em dois meses de operação, o sistema já detectou várias irregularidades. As mais comuns são cozinheiros sem a proteção na cabeça ou sem as máscaras higiênicas, erros na temperatura e na umidade e ratos em algumas cozinhas.
Projetos assim indicam que a China desponta como líder em tecnologia de inteligência artificial e que esta é cada vez mais utilizada pelos governos para garantir a segurança e o controle da população.
Atualmente, milhões de aparelhos equipados com a última geração de tecnologia de reconhecimento facial acompanham a segurança nas ruas e em estabelecimentos, para diversas ações, como o controle do trânsito e a prevenção da criminalidade.
Nos últimos anos, 170 milhões de câmeras de vigilância foram instaladas no país. Com base em projeções do governo, outras 400 milhões serão colocadas até 2021, mas o sistema é criticado por ONGs, que enxergam nesse movimento uma tentativa sofisticada de controlar o povo.
Wu afirmou, no entanto, que no sistema implantado nos restaurantes de Minhang a privacidade dos trabalhadores é garantida. De acordo com o diretor do departamento, os dados obtidos ficam armazenados no servidor do governo e só são acessados se for preciso aplicar alguma punição.
Além disso, segundo lembrou, a vigilância não é feita às escondidas e todos os funcionários dos restaurantes sabem que estão sendo filmados e onde as câmeras estão.
Wu não quis dizer o nome da empresa que fornece a tecnologia de inteligência artificial, um campo no qual a chinesa SenseTime se transformou em líder absoluta. Desde abril de 2018 é a empresa de Inteligência Artificial mais valiosa do mundo.
Atualmente, trabalha com várias autoridades locais, é uma das líderes em reconhecimento facial e de imagens e está desenvolvendo um serviço chamado “Viper” que, segundo a empresa, revolucionará o controle da segurança e de vigilância.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.