sexta-feira, 29 de março de 2019

Engenheiro ambiental fala sobre biogás, uma opção de energia renovável

Engenheiro ambiental fala sobre biogás, uma opção de energia renovável


Além dos benefícios ambientais, o projeto proporciona ao agricultor renda extra com a fabricação de biofertilizantes.

 
Brasil Rural
No AR em 29/03/2019 - 06:42

O tema desta sexta-feira (29), no Brasil Rural, é energia renovável, em especial o Biogás, que tranforma uma problema em solução. Para este tema, foi entrevistado Luiz Thiago, engenheiro ambiental, mestre pesquisador e responsável técnico pela implantação das obras do projeto de Entre Rios do Oeste, representando a CIBiogás – Centro Internacional de Energias Renováveis.
O engenheiro explica que todo biogás para gerar energia elétrica é originário do tratamento dos dejetos de suínos. O município de Entre Rios, no Paraná, tem uma população de mais de 4 mil habitantes e mais 245 mil suínos.
Uma preocupação foi a suinocultura, pois Entre Rios tem maior concentração de animais por quilometro quadrado.
Segundo ele: "Uma situação complexa que enseja o desenvolvimento do projeto. Devido a necessidade de buscar uma solução, que pudesse conciliar o desenvolvimento dessa atividade, que é tão importante no município, com a questão ambiental e econômica dentro das propriedades rurais.
Ele ressalta que o maior problema enfrentado foi a falta de tratamento adequado para os dejetos.  Luiz Thiago informa que, além dos benefícios, o projeto proporciona ao agricultor renda extra ao comercializarem biofertilizantes.
O biogás favorece ainda a sucessão familiar que é uma grande preocupação da agricultura brasileira.

Ouça a entrevista aqui.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.