sexta-feira, 22 de março de 2019

Estudo mostra que carne sintética é mais poluidora

Estudo mostra que carne sintética é mais poluidora


media 
 Primeiro hambúrguer sintético The Meat Revolution Mark Post


Uma pesquisa da universidade de Oxford, publicada no dia 19 de fevereiro na revista Frontiers in Sustainable Food Systems, concluiu que o produto, a longo termo, pode ser mais nefasto para o meio-ambiente do que a carne oriunda da criação de gado tradicional. O motivo seria a energia usada na produção pelas incubadoras.

O gado bovino, explicam os pesquisadores, emite principalmente gás metano. A substância permanece na atmosfera por cerca de 12 anos, enquanto os dejetos de dióxido de carbono (CO2), usados na produção de carne sintética, resistem cem anos no ar e se acumulam. Levando em conta todos os gases causadores do efeito estufa, o estudo considerou que a carne sintética polui mais –uma conclusão um pouco precipitada na opinião de alguns cientistas.
Segundo eles, a pesquisa não considerou o progresso na produção de energias limpas, que poderiam revolucionar a produção nas próximas décadas. “Os cálculos das emissões de CO2 pecam pela ausência de metodologia e de modelos para estimar o impacto da carne na cultura. Isso porque tudo é feito em laboratório”, ressalta Jean-François Hocquette, diretor do Instituto francês de pesquisa agronômica, em entrevista ao jornal Le Monde.
O impacto da criação de gado convencional sobre o clima, por sua vez, tem ampla fundamentação científica. A Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura calcula que o setor emite, todos os anos, 7 bilhões de toneladas de CO2, cerca de 14,5% dos gases geradores do efeito estufa de origem humana.
O principal culpado é o metano emitido pela digestão dos ruminantes (bois, cabras e ovelhas), mas o cálculo da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), entretanto, também leva em conta o desmatamento induzido pela produção e o transporte dos alimentos. 

Diminuição do consumo de carne
“Para conter o aquecimento global abaixo da temperatura de 1,5°C até o fim do século, o GIEC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, estabeleceu que é preciso diminuir as emissões em 50% até 2030”, lembra Didier Hauglustaine, diretor de pesquisas no CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Científicas). A recomendação é que haja diminuição de 80% do consumo de carne bovina até 2050 em nível mundial, de 88% de carne de porco, de 70% de carne de carneiro e 50% de frango.

Fonte: RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.