sexta-feira, 22 de março de 2019

No Dia Mundial da Água, Tarde Nacional fala sobre ranking do Saneamento Básico no Brasil

No Dia Mundial da Água, Tarde Nacional fala sobre ranking do Saneamento Básico no Brasil


Só na região Norte, apenas 11% da população tem coleta de esgoto. Relatório aborda ainda as perdas de água e a falta de investimentos



 
Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 22/03/2019 - 13:00



No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), o programa apresentou os indicadores de água e esgoto das cem maiores cidades brasileiras. Os dados completos constam do Ranking do Saneamento Básico no Brasil, divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil.

O relatório aponta também para perdas de água e investimento. Sobre o estudo e os desafios encontrados, Juliana Maya conversou com o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.


Ouça a entrevista aqui.
"Nesse ranking, a gente considera vários indicadores para que a gente possa chegar numa posição da cidade comparativamente às outras 99. São as 100 maiores cidades em população. Então, a gente tem reparado que um grupo de cidades tem avançado muito, chegando muito próximo da universalização. Levando água potável, a coleta e o tratamento de esgoto para quase todos os moradores. Enquanto há outro grupo enorme de cidades onde o avanço tem sido muito pouco", explicou Édison.

O presidente afirmou ainda que somente 11% da região Norte tem hoje coleta de esgoto. Ou seja, jogam diretamente no rio, a céu aberto ou em fossas. 


Ele lembrou que o assunto é pouco falado em escolas. "A gente precisa ensinar isso nas escolas, para que as crianças preservem [a água]", acrescentou.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.