O autônomo da Shark Robotics consegue operar
mangueiras de incêndio, transportar ferramentas pesadas em ambientes
hostis e extrair pessoas feridas
O fogo que assolou a Catedral de Notre Dame na segunda-feira (15) destruiu um valor incalculável da história de Paris. Felizmente, graças à atuação de dezenas de bombeiros, a estrutura resistiu. Parte desse mérito é do Colossus, um robô francês de combate ao fogo da Shark Robotics.
O Colossus é projetado para suportar condições brutais, operar mangueiras de incêndio, transportar ferramentas pesadas em ambientes hostis e extrair pessoas feridas. Ele pode ser operado a quase 300m de distância e seu design modular permite que ele seja configurado para diferentes tarefas. Por tudo isso, foi essencial para a brigada de incêndio parisiense.
Por essas complicações, quando a agulha de Notre Dame começou a entrar em colapso, o Colossus entrou em ação.
O robô é à prova d'água, resistente ao fogo, alimentado por dois motores elétricos que funcionam com seis baterias de íons de lítio e tem sistema de freio eletromagnético. Ele tem, aproximadamente, 1,6m de comprimento, 0,75m de largura e um pouco menos de 0,8m de altura.
A ficha de especificação do equipamento diz que ele pode atingir até 3,5Km/h de velocidade. Além disso, o modelo pode subir em quase qualquer coisa e transportar mais de 540Kg de carga.
Via: Gizmodo
Fonte: OlharDigital
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.