terça-feira, 16 de abril de 2019

Fibra ótica deve ser principal meio de uso da internet fixa no Brasil em 2020

Fibra ótica deve ser principal meio de uso da internet fixa no Brasil em 2020

 
De acordo com projeções, se o uso da fibra ótica mantiver o padrão atual, até 2020 ela será a principal tecnologia de banda larga no país
 
Redação Olhar Digital  
16/04/2019 14h30






Fibra ótica
A consultoria Teleco calculou as relações do uso de fibra ótica, cabos modem e xDSL no Brasil. A conclusão é que, se as tendências seguirem o padrão atual, a FTTx (fibra) vai se tornar a principal tecnologia de banda larga fixa no país. 
As estatísticas mostram que, enquanto a fibra ganha espaço no mercado e atrai novos clientes, o xDSL, utilizado principalmente pela Oi e pela Telefônica, apresenta queda constante. E, apesar da diminuição em ritmo menor, o cabo modem também perde espaço. 
Reprodução

"Nos últimos dois anos, a fibra acumulou adições líquidas de 3,9 milhões de acessos, enquanto os acessos de pares metálicos (xDSL) encolheram em 1,1 milhão", informa a Teleco. Nesse ritmo, a fibra deve chegar a 30% dos consumidores em 2020. 
Nesse cenário, quem ganha são as operadoras menores. Enquanto a Oi e a Vivo perdem clientes no acesso xDSL, há crescimento de vendas entre as companhias que oferecem conexão por fibra ótica, que já dominam perto de 57% do provimento de acesso à tecnologia. 
Dos 2,3 milhões de adições líquidas de acessos à banda larga fixa no país, 94% não forma das três principais (Vivo, Oi e Claro). Nesse período de adaptação, então, elas precisam se apressar para suprir a demanda dos consumidores. Se não o fizerem, podem deixar de ser consideradas as principais operadoras do cenário brasileiro. 

Fonte: Teleco

Fonte: OlharDigital


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.