segunda-feira, 29 de abril de 2019

Ideias Inovadoras: No Amazonas, modelo de pastoreio inova em busca de pecuária sustentável


Ideias Inovadoras: No Amazonas, modelo de pastoreio inova em busca de pecuária sustentável
 
27/04/2019 - 09h41 Brasília 

Michelle Moreira


Criadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no interior do Amazonas, adotaram um novo modelo de pastoreio na busca de uma pecuária agroecológica e sustentável.



Devido às características da região, durante cerca de oito meses os animais são criados soltos na natureza. Este intervalo corresponde à descida das águas; fundamental para a formação de campos férteis onde antes estava coberto pelo rio.



Passado este período, vem as cheias, então os búfalos e gado são levados para as pastagens em terra firme. No modelo tradicional, os bichos ficavam confinados na propriedade. Com o tempo, a comida ficava escassa.



E foi pensando nessa situação que pesquisadores do Instituto Mamirauá, em parceria com a comunidade, implantaram o modelo de pastoreio racional Voisin.



Uma tecnologia de rotação de pasto sem a necessidade de desmatar para ter novas áreas de pastagens.



Outro obstáculo era garantir água aos animais. Isso porque para ter acesso ao rio o rebanho acaba pisoteando e empobrecendo as áreas de pastagens; além disso ao descer para saciar a sede, apenas os primeiros a chegar ao local bebem água de qualidade, os demais ficam com a lama.



Outro problema neste modelo são os atoleiros que acabam vitimando muitos animais. No sistema, a água é ofertada dentro de cada parcela.



O projeto é experimental e atende de forma inicial três   criadores da reserva donos de cerca de 70 animais.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.