UFF lança projeto de Divulgação Científica

UFF lança projeto de Divulgação Científica










Crédito da fotografia: Divulgação
Objetivo é institucionalizar ações de comunicação dos resultados de pesquisa para além dos muros da universidade

A Universidade Federal Fluminense lançou nesse mês de abril a Iniciativa Institucional de Divulgação Científica. O projeto elaborado pela Superintendência de Comunicação Social tem o objetivo de dar ampla comunicação a resultados de pesquisas científicas produzidas pelo corpo docente e discente da universidade. Diversas ações compõem o projeto, como: relacionamento com a imprensa, dicas para entrevistas, sistema de busca de especialistas para jornalistas, vídeos de bolsistas PIBIC e Faperj nas mídias sociais, entre outras.
A Iniciativa de Divulgação Científica foi criada para aumentar o acesso dos produtos científicos da UFF para a sociedade em geral. Isso será realizado por meio de diversas ações de mídia para apresentar resultados de pesquisas em linguagem acessível, interessante e facilmente compartilhável pelas plataformas digitais. O projeto agrega produtos que visam a atender diferentes públicos, desde o leitor de jornais até públicos mais jovens que seguem nossos canais oficiais nas mídias sociais.
De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a comunicação é peça chave para as universidades públicas. “Todos na instituição precisamos conhecer o poder da comunicação de nossas atividades de pesquisa no mundo contemporâneo. É fundamental mostrar para a sociedade o retorno de nossos projetos de pesquisa, inovação e extensão”.

Relacionamento com a imprensa
Uma das ações da iniciativa é a aproximação com a imprensa geral e especializada por meio relacionamento pró-ativo e do envio de releases sobre as pesquisas. A equipe de assessoria de imprensa, em conjunto com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, mapeia projetos que se encaixem em critérios de noticiabilidade jornalísticos e prepara reportagens ou sugestões de pautas para serem replicadas e aprofundadas pelos jornais.
“Estamos intensificando de forma muito proativa nosso relacionamento com os jornalistas dos meios de comunicação do Rio de Janeiro e do Brasil. Só nesses primeiros meses do ano, emplacamos matérias sobre a UFF na TV Record, TV Brasil, Jornal do Brasil, O Globo, O Dia, BandNews FM, Agência EBC e muitos outros veículos”, explica o superintendente de Comunicação Social, João Fanara.
Outra iniciativa foi o lançamento do site Pesquisadores UFF. A proposta do portal é oferecer um canal de busca de especialistas para ser consultado por jornalistas e pela sociedade em geral. “É muito comum nossa assessoria de imprensa receber pedidos para professores sobre temas muito específicos, como inteligência artificial. O site pesquisadores UFF é um canal para buscas fáceis e rápidas sobre quem pesquisa qual tema na universidade, assuntos relacionados, publicações”, detalha o superintendente. O site pode ser acessado pelo endereço: http://pesquisadores.uff.br
Qualificar e orientar os professores sobre a rotina de trabalho dos jornalistas e técnicas de como dar entrevistas também figuram no projeto. A SCS preparou vídeos com dicas para divulgação científica que serão enviados por email para todos os professores.
 
Audiovisual e mídias sociais
Além disso, a Superintendência de Comunicação Social apresenta outros produtos para a comunidade interna. Ciente das oportunidades de comunicação ágil e lúdica das mídias sociais, criamos campanhas audiovisuais em que os docentes e estudantes podem explicar suas pesquisas ou conceitos que trabalham em quadros de um minuto para circulação no Instagram, Youtube e outros meios oficiais da UFF.
“Esse foco audiovisual pretende potencializar o capital acadêmico da UFF, que é um de seus maiores ativos, para produzir conteúdo de qualidade sobre temas de relevância pública. O formato ideal são vídeos curtos em que os responsáveis podem apresentar ideias de forma breve e concisa, além de deixar contatos para materiais mais aprofundados e detalhados”.
As ações podem ser consultadas em detalhes no espaço de serviços do site da UFF em: http://www.uff.br/?q=grupo/comunicacao
Sugestões de pautas e agendamento de entrevistas para gravação podem ser feitos em: http://www.uff.br/?q=servico/divulgacao-cientifica


Fonte: UFF

Comentários