sexta-feira, 10 de maio de 2019

Capes diz que estudantes e pesquisadores com bolsa em vigor terão auxílio mantido

Capes diz que estudantes e pesquisadores com bolsa em vigor terão auxílio mantido

Jéssica Gonçalves

10/05/2019 - 08h03 Brasília
 


Os programas de pós-graduação melhores avaliados do país, com notas 6 e 7, não serão atingidos pelo bloqueio de bolsas promovido pelo Ministério da Educação. 



A informação foi dada pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Correia, em entrevista coletiva realizada, nessa quinta-feira (9), em Brasília.



Ainda segundo Correia, todos os estudantes e pesquisadores que têm bolsa da Capes em vigor terão os auxílios financeiros mantidos.



A afirmação foi feita após o Ministério da Educação ter bloqueado, esta semana, bolsas não ativas de cursos de todo o país. A iniciativa gerou questionamentos por parte das universidades federais e entidades de professores e estudantes.


Segundo Correia, a suspensão atingiu cerca de 3,5 mil bolsas ociosas, ou seja, que não estavam sendo utilizadas, o que equivale a 1,75% do total de 200 mil benefícios deste tipo cadastrados na Capes.



Ele justificou a decisão como parte dos cortes que o governo federal tem promovido em todas as pastas e áreas do Executivo Federal. A economia com a suspensão seria de R$ 50 milhões.




De acordo com Correia, mais medidas estão em estudo, como a redução de novas bolsas de programas mal avaliados.


Em nota, a Associação Nacional de Pós-Graduandos afirmou que o bloqueio tem deixado a comunidade acadêmica aflita e temerosa quanto ao futuro, já que essas bolsas de estudos são a única fonte de renda para os estudantes que pretendem se dedicar integralmente à produção científica do país.




*Com informações da Agência Brasil. 

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.