sexta-feira, 10 de maio de 2019

Programador levou 3,5 anos para resolver enigma matemático proposto em 1999

Programador levou 3,5 anos para resolver enigma matemático proposto em 1999

O programador independente Bernard Fabrot, da Bélgica, resolveu um quebra-cabeça criptográfico criado em abril de 1999. O desafio foi criado por Ron Rivest como requisito para abertura de uma cápsula do tempo entregue ao arquiteto Frank Gehry, em 1999, para que fosse guardada no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação (CSAIL, na sigla em inglês) do MIT, nos Estados Unidos.
A cápsula contém 50 itens pertencentes a pessoas como Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, e Tim Berners-Lee, o "pai" da Web, e que narram o início da história da computação pessoal.
Quando Rivest projetou o enigma, ele se baseou na Lei de Moore e no tempo levado para executar as operações matemáticas que definem o quebra-cabeça, estimando que alguém só conseguiria resolvê-lo 35 anos depois. Esse era o tempo mínimo para abertura da cápsula, caso ninguém conseguisse solucionar o problema. Fabrot teve conhecimento do quebra-cabeça por acaso, em 2015.

Bernard Fabrot (Fonte: Wired/Bernard Fabrot)

A solução
Para resolver o problema, era necessário realizar operações de quadratura (o quadrado de 2 é 4, o de 4 é 16, e assim por diante). Para isso, ele usou um software livre escrito em C e designou um dos núcleos da CPU de seu PC para efetuar os cálculos, 24 horas por dia, sete dias por semana. Três anos e meio depois, no dia 15 de abril, depois de quase 80 milhões de operações de quadratura realizadas, e quase 20 anos depois da criação do enigma, Fabrot conseguiu decifrá-lo.
Em paralelo aos esforços de Fabrot, um grupo de especialistas em criptografia estava trabalhando num projeto chamado Cryptohage, que tinha um hardware especialmente criado para resolver o quebra-cabeça de Rivest. Em meio a uma pesquisa, utilizando um algoritmo otimizado para operações de quadratura, os cientistas iniciaram seus cálculos que, de acordo com suas projeções, teria decifrado o enigma de Rivest no dia 10 de maio.
O impressionante é que ninguém havia procurado o MIT para falar sobre a cápsula durante todo esse tempo e, de repente, dois contatos foram efetuados quase ao mesmo tempo.
A resolução do problema gerou uma frase de congratulação que será lida por Rivest e Fabrot durante a abertura da cápsula, no dia 15 de maio.
Fonte(s): Wired 
Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.