75% dso brasileiros não sabem o que é a Lei Geral de Proteção de Dados
Felipe Payão
05/06/2019
Felipe Payão
05/06/2019
Uma pesquisa da Serasa
Experian mostra que o brasileiro, em sua maioria, nunca ouviu falar
sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A LGPD foi aprovada
ainda pelo ex-presidente Michel Temer e começará a valer já no próximo
ano, em 2020, afetando tanto usuários de internet quanto empresas.
Pesquisa
A nova lei passará a estabelecer princípios,
direitos e deveres a serem considerados no tratamento de dados pessoais
de consumidores e usuários de serviços. Usuários que sofrerem vazamentos
de dados poderão ser indenizados e companhias que não saibam como lidar
com cibersegurança, e tenham problemas relacionados a isto, poderão
receber multas pesadas.
Entre 100 brasileiros, diz a pesquisa da Serasa, 70 nunca
ouviram falar nesta nova lei. Em porcentagens, vemos que 75% desconhecem
ou conhecem pouco sobre a LGPD. Em miúdos, 50% conhece pouco e 25% não
tem a menor ideia do que é a Lei Geral de Proteção de Dados.
Por outro lado, os brasileiros que conhecem o básico da lei
estão entre 21%, enquanto os que conhecem muito a lei, em detalhes,
formam 4%.
Pesquisa
José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian, diz que “é
fundamental que as empresas concentrem esforços para assegurar a
proteção e a qualidade dos dados de seus consumidores. Isso também
envolve a missão de contribuir para ampliar o conhecimento do cliente
sobre o embasamento legal que a Lei vai agregar a essa gestão e como
esse tipo de informação pode ser aplicado em prol da evolução do
relacionamento e do atendimento”.
A
pesquisa ainda traz um dado interessante: pessoas mais velhas (50 ou
mais) são mais cuidadosas na internet, diferente da “crendice na web”.
Os menos cautelosos têm entre 18 e 29 anos, abrindo mão de dados
pessoais de maneira mais fácil.
A Serasa Experian entrevistou 1.564 consumidores de todo o
Brasil entre os dias 19 de fevereiro e 1º de março de 2019. A
metodologia aplicou, por meio de painel online nacional, um questionário
com perguntas fechadas a um público composto por 53% de mulheres e 47%
de homens, nas regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste/Norte.
Fonte: Tecmundo
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