quinta-feira, 6 de junho de 2019

Cientistas desenvolvem espuma à prova de bala


Cientistas desenvolvem espuma à prova de bala

Redação Olhar Digital 
06/06/2019 15h30





espuma de metal composto (CMF)

O material, que é composto de metal e ar, aguenta desde balas de calibre .50 até explosões


Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU) conseguiu desenvolver um material extremamente leve, mas capaz de parar balas de calibre .50 — que são usadas em metralhadoras pesadas e rifles de precisão. O material, chamado de espuma de metal composto (CMF), pesa 50% menos do que uma blindagem ou invólucro de aço convencional.
Segundo Afsaneh Rabiei, engenheiro e cientista de materiais da NCSU, o reforço CMF tinha menos da metade do peso daqueles feitos de aço laminado homogêneo, necessário para atingir o mesmo nível de proteção. "Em outras palavras, conseguimos uma economia significativa de peso, que beneficia o desempenho e a eficiência de combustível do veículo, sem sacrificar sua proteção."



Rabiei explica que a espuma é composta por esferas de metal oco — um material em que eles trabalham há 15 anos. O CMF, que é fabricado a partir de processos patenteados, é feito de metais como alumínio e aço, preenchidos com bolsas ocas de ar, como outros tipos de espuma.
O elemento obtido significa, de acordo com a equipe, que a invenção protege contra balas de tamanho médio, alguns tipos de explosões, bem como fogo, calor e variações de raios e radiação. Os testes foram feitos com balas calibre .50 (12,7 x 99 mm) disparadas a velocidades de 500m por segundo a 885m por segundo.

O resultado? A espuma serviu como núcleo ativo no material, que é coberto por uma placa frontal de cerâmica e uma placa traseira de alumínio. Assim, ela pôde absorver de 72 a 75% da energia cinética das balas e de 68 a 78% dos projéteis que perfuraram a armadura — o que demonstra que [e capaz de impedir a entrada de projéteis a altas velocidades.

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.