segunda-feira, 17 de junho de 2019

Estudo da WWF revela presença de altos índices de mercúrio em peixes amazônicos

Estudo da WWF revela presença de altos índices de mercúrio em peixes amazônicos


De acordo com o estudo, 81% dos peixes analisados tinham níveis de contaminação - destes, 50% acima dos índices considerados seguros pela Organização Mundial de Saúde (OMS)



 
Natureza Viva

No AR em 16/06/2019 - 10:28



O especialista em conservação do WWF-Brasil, Marcelo Oliveira conversa com o Natureza Viva sobre os resultados de um estudo feito pelo WWF em 2017 que revelou a presença de altos índices do metal pesado em cinco das oito espécies de peixes mais consumidos pelos amazônicos.

De acordo com o estudioso, 81% dos peixes analisados tinham níveis de contaminação - destes, 50% acima dos índices considerados seguros pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "Isso quer dizer que não somente a biodiversidade, como os peixes, mas animais que se alimentam dele, como os botos, e os próprios humanos, estão contaminados".

O mercúrio é altamente tóxico e causa uma série de problemas: problemas neurológicos, déficit de atenção em crianças, dificuldade de aprendizado, impotência em homens e prejudicar a gravidez de mulheres em idade reprodutiva. Camargo salienta que o Brasil é signatário da Convenção da Dinamarca, um acordo internacional para banir o mercúrio da natureza até 2020. "Estamos vendo poucos avanços no cumprimento desse acordo aqui no país", critica.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.