Navios descartam lixo no mar, é quase uma unanimidade
Navios descartam lixo no mar: mercantes, petroleiros, de guerra e de cruzeiro. Quase todos descartam lixo no mar
Desde 1967 frequento o mar. Quando
pequeno saía com meu pai, pescador esportivo, pelo litoral de Santos,
até Vitória, no Espírito Santo. Cresci, consegui meu barco e não parei
mais. De lá para cá fiz três viagens pela costa brasileira, da fronteira
norte até a sul. Somando todas, foram quase seis anos subindo e
descendo o litoral. Naveguei mais de 40 mil milhas só por nosso mar
territorial. Flagrei muitos absurdos. Belezas naturais destruídas, e os
mais diversos ecossistemas marinhos quase sempre desrespeitados. Até um
petroleiro lavando seus tanques em plena baía de Guanabara eu já vi. Navios descartam lixo no mar, uma quase unanimidade, é nosso comentário de hoje.
O que tenho visto nestas viagens me
impressionou de tal forma que passei a fazê-las de modo profissional.
Abri este site, contatei canais de televisão e passei a fazer documentários para mostrar o descalabro e contribuir distribuindo informação, alertando, chamando a atenção.
Carnival Cruise Lines pagará US$ 20 milhões por continuar despejando lixo no oceano
Este é o caso mais recente, saiu no site www.wjcl.com. Junho, 2019. “A Carnival Corp.
chegou a um acordo provisório com promotores federais em que a maior
linha de cruzeiros do mundo concordou em pagar US$ 20 milhões em multas
para que alguns de seus navios continuem a poluir os oceanos, apesar de
prometer parar anos atrás. A maior linha de cruzeiros do mundo
reconheceu em documentos judiciais que violou os termos de condicional de uma condenação criminal de 2016 por descarregar resíduos oleosos de seus navios da Princess Cruise Lines e encobri-los. A Carnival pagou uma multa de US$ 40 milhões e foi colocada em liberdade condicional por cinco anos.
Água suja e plástico jogado no mar pela Carnival Corp.
“Nos novos documentos, a empresa “admite
que cometeu as violações” delineadas no início deste ano pelos
promotores. Isso inclui o despejo de “água cinzenta” (água misturada com
óleo) em lugares proibidos, como as Bahamas. E permitir que o plástico
seja descarregado juntamente com o desperdício de alimentos, o que
representa uma grave ameaça à vida marinha. O acordo proposto foi
assinado pelo presidente da Carnival, Micky Arison, um bilionário que também é dono do Miami Heat.” A Carnival,
com sede em Miami, opera nove marcas de cruzeiros e 105 navios em todo o
mundo. No início deste ano, um juiz ameaçou impedir que os navios de
cruzeiro da Carnival atracassem nos EUA devido a possíveis violações de
liberdade condicional.
Sylvia Earle informa: seis bilhões de Kg de lixo descartados de navios mercantes
Sylvia Earle, a primeira Heroína do Planeta, e maior referência mundial na questão dos oceanos, informa em seu livro A Terra É Azul, minha bíblia de cabeceira, que um reporte da Academia Nacional de Ciências publicado na década de 90 indica que…
…seis bilhões de quilos de lixo são deliberadamente descartados nos oceanos todos os anos, a maioria vem de navios mercantes, mas não só deles, de todos os navios que cortam os mares. Mas além disso, outros 450 milhões de quilos de lixo vêm de barcos de pesca…
Até 1990, navios de guerra dos USA eram autorizados a descartar lixo no mar: 128 mil Kg por dia!
Sylvia ressalta (A Terra é Azul – ed.SESI- SP, pag. 109) que “até 1990 todo o lixo de navios de guerra dos USA eram descartados no mar (eles tinham permissão)“.
E informa: “mais de 450 quilos por dia, por navio”! Segundo o
wikipedia a marinha de guerra dos USA “é considerada a maior e mais
poderosa do mundo, com a sua frota de batalha sendo maior do que as
seguintes treze maiores marinhas combinadas. Opera 286 navios em serviço ativo“. 286 x 450 Kg = 128.700 Kg de lixo ao dia!
E as marinhas de guerra dos outros países, onde descartam seu lixo? Navios descartam lixo no mar…
Você tem dúvidas? Eu, não. Se o país
mais poderoso do mundo dava permissão até 1990, imagine os outros, menos
ricos…Eu vi! Estive na Antártica várias vezes. Na
última fui a bordo de um navio da Marinha do Brasil. E gravei imagens
dos marinheiros jogando sacos de plástico, cheios de lixo, no mar que
banha o continente dedicado à pesquisa!
Cruzeiros turísticos, setor do turismo que mais cresce no mundo. E mesmo assim os navios descartam lixo no mar
É aqui que eu queria chegar. Este setor
cresce a cada ano. Anualmente aumentam os cruzeiros na “paradisíaca”
costa brasileira como muitos incautos gostam de chamar nossa maltratada,
e não fiscalizada, zona costeira.
Estes navios descartam seu lixo no mar, mesmo em Parques Nacionais Marinhos
como este site já cansou de denunciar. Tenho certeza que a maioria das
companhias de cruzeiro fazem isso, mas não tenho provas contra todas.
Com algumas, sim. E o problema é mundial, não se restringe ao Brasil.
Navio de passageiros é flagrado jogando lixo no mar brasileiro
Matéria de 23 de dezembro de 2013. “O passageiro Sérgio da Silva Oliveira, filmou funcionários do navio da MSC jogando
diversos sacos de lixo em alto mar e denunciou a empresa para o
Ministério Público. Como se trata de uma empresa estrangeira, o promotor
vai encaminhar o caso aos órgãos responsáveis”.
O lixo da MSC e as vítimas de cruzeiros: violência sexual, tráfico de drogas e contaminação
5 de fevereiro de 2014: “A TV Senado apresentou
no programa Diplomacia uma reportagem de 14 minutos sobre os problemas
cada vez mais comuns dos cruzeiros marítimos que “cortam” a costa
brasileira”….”Números apresentados no programa, de acordo com a Organização das Vítimas de Cruzeiros (OVC),
dão conta que, de 1998 a 2012, foram contabilizadas 1.429 pessoas
vítimas de violência sexual dentro desses transatlânticos, 171 desapareceram no mar e 50 mil apresentaram algum tipo de contaminação…a periculosidade e a insalubridade de alguns cruzeiros voltaram ao destaque jornalístico no início deste ano, por conta de denúncia filmada de um passageiro do navio MSC Cruzeiros, onde mostra o descarte criminoso de lixo. Navios descartam lixo no mar brasileiro”…
Assista ao vídeo sobre descarte de lixo no litoral brasileiro:
Mais um navio- porcalhão?
22 de fevereiro de 2014. “O Estadão trouxe a matéria: “Búzios fecha praia após contaminação no mar“. Ela conta que “pelo menos 60 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação após frequentar a Praia da Tartaruga, em Búzios, na Região dos Lagos
…”A água tinha uma mancha de um produto químico ainda desconhecido. A
suspeita é de que um navio tenha despejado na água uma substância para
diminuir o mau cheiro de banheiros químicos”…
Indícios de novo descarte dos navios, desta vez o MSC Preziosa
26 de fevereiro de 2014:
Navios descartam lixo no mar. A matéria dizia…” mais uma vez o
blogueiro Dener Giovanni sai na frente e publica a denúncia. Cumprindo
as regras do bom jornalismo Dener ouviu o “outro lado”. Entrou em
contato com a assessoria da MSC e recebeu esta mensagem de Renata
Asprino- diretora de atendimento da Máquina RP:
Navio porcalhão, aqueles navios que descartam lixo no mar são da MSCÉ possível que seja lodo, algas, plantas e outras coisas presentes no fundo do mar. Este tipo de mancha é comum quando os grandes navios passam em áreas mais rasas, fazendo com que o que está no solo suba até a superfície. Acredito que seja isso que a passageira filmou, já que passa a impressão de sujeira e na verdade é de materiais do próprio fundo do mar
8 de janeiro de 2014: Inconformado com a falta de uma resposta clara às denúncias de Dener Giovanni, o Mar Sem Fim entrou em contato com a MSC exigindo um esclarecimento. Recebemos esta resposta:
“Oi KK,Realmente, podemos ter problemas. Este denunciante do Paraná não sossegará enquanto não obter bons espaços com esta história de resíduos no mar. A Companhia foi acionada juridicamente, pelo MP no Paraná? Quanto ao Dener, hum..ele é blogueiro mesmo, de Santa Catarina, e mantém o espaço dele atualizado no portal do Estadão. Também tem site bem organizado. Ou seja, está então bastante interessado no tema/notícia. A imprensa, neste momento de retorno de réveillon (sic) está meio carente de assuntos, ainda.”
Note o deboche: “Oi KK…
E esta não foi a única vez que este tipo de acusação ganhou as manchetes.
Navios descartam lixo no mar, agora os problemas no mundo
Matéria do site npr.org, de dezembro de 2016, informa queA Princess Cruise Lines pagará uma multa de US $ 40 milhões por poluição deliberada dos mares e atos intencionais para encobri-lo, de acordo com o Departamento de Justiça americano. Esta é a maior penalidade envolvendo poluição deliberada de naviosO caso não é uma exceção para os navios desta companhia. A matéria diz que
O operador de cruzeiros californiano também concordou em se declarar culpado de sete acusações de delitos graves por práticas ilegais em cinco navios que datam de, pelo menos, 2005.
A companhia Princess Cruises ordena a mentira
Prossegue a matéria do npr.org
O engenheiro-chefe e primeiro engenheiro sênior ordenou o encobrimento, incluindo a remoção do tubo mágico, e pediu aos subordinados para mentir. Isso continuou durante uma investigação subsequente conduzida pela Guarda Costeira dos EUA.
As três maiores companhias de cruzeiro do mundo estão em maus lençóis
O site do jornal El Pais, elpais.com, publicou um primor de matéria, ‘O Lado Obscuro dos Cruzeiros‘, com o subtítulo, ‘Uma investigação da rede Univision revela um mundo de bandeiras de conveniência para evitar impostos e restrições ambientais‘, que faturou o prêmio Ortega y Gasset – 2017. Ela analisa as três maiores empresas de cruzeiros do mundo: Carnival Corporation, Royal Caribbean International e Norwegian Cruise Line.
Juntas, representam 82% do mercado mundial. As três têm sede nos
Estados Unidos e estão listadas na Bolsa de Valores mas, graças a uma
estrutura operacional complexa em diferentes países e paraísos fiscais,
evitam garantias trabalhistas americanas, pagam menos impostos e evitam
controles ambientais rigorosos dos Estados Unidos.
Os impactos ambientais
“Um dos aspectos mais preocupantes do
relatório é o impacto ambiental. Em apenas uma semana um navio de 3.000
passageiros produz 75.000 litros de dejetos humanos, mais de 370.000 litros de água dos sanitários e máquinas de lavar louça, e cerca de oito toneladas de resíduos sólidos e resíduos lavanderia tóxica. É o que informa a Environmental Protection Agency ( EPA). Onde tudo isso vai parar?”
Nem é preciso responder, ou você acha que sim? Vamos direto às multas que elas já receberam.As multas recebidas
Foram 27 milhões de dólares para a Royal Caribbean Cruises Ltd. pagos entre 1998 e 1999 após uma operação de vigilância da Guarda Costeira dos Estados Unidos que filmou o Sovereign of the Seas, maior navio de cruzeiro do mundo (até aquele momento), descarregando óleo em San Juan, Porto Rico. Ou 18 milhões de dólares para a Carnival Corporation
em abril de 2002 quando a empresa se confessou culpada de “despejar
resíduos de óleo no mar devido à aplicação inadequada de equipamentos de
prevenção da poluição em numerosas ocasiões entre 1996 e 2001.
Vídeo do huffpostbrasil.com
E para quem duvida, eis o vídeo que o huffpostbrasil.com conseguiu. Curiosamente, é um navio da MSC. Assim o descreve o site:” Os vídeos foram supostamente filmados a bordo do Magnifica, um navio de cruzeiro de propriedade da empresa com sede em Genebra ‘MSC Cruzeiros’. As filmagens foram feitas secretamente por um ex-tripulante do Magnifica, que as enviou ao blogueiro e advogado marítimo Jim Walker, que postou em seu blog, Cruise Law News.”
<span
data-mce-type="bookmark" style="display: inline-block; width: 0px;
overflow: hidden; line-height: 0;"
class="mce_SELRES_start"></span>
Chega de problemas? Não, ainda não…
Antes fosse só o lixo. Mas não é…
Antes fosse só o lixo. Mas não é…
Navios descartam lixo no mar e poluem a atmosfera
A frota mundial é de 100.000 mil
navios. Já pensou? Parece pouco se comparada à frota de automóveis,
calculada em um bilhão de unidades. Você já parou para pensar na
poluição causada por estes monstros de ferro? Fique sabendo que a emissão de CO2 de um grande navio equivale a mais de 83 mil automóveis.
Além do descarte de lixo e poluição atmosférica, há o problema da água de lastro
Sabemos agora que a frota mundial de navios polui mais que a de automóveis.
Mas tem mais: navios carregam água de lastro, um problema gigantesco
pela introdução de espécies exóticas. Não há país do mundo sem
gravíssimos problemas gerados pelo descarte errado de água de lastro. Em nosso litoral temos centenas de problemas. O mais notório, e pior, é o mexilhão- dourado, descartado por água de lastro no rio da Prata. Ele já tomou as mais importantes bacias hidrográficas brasileiras.
Fontes de Navios descartam lixo no mar : http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,buzios-fecha-praia-apos-contaminacao-no-mar,1133178,0.htm; http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/dener-giovanini/contaminacao-do-mar-de-buzios-pode-ser-apenas-a-ponta-do-iceberg-video-exclusivo-mostra-mancha-misteriosa-ao-redor-do-navio-msc-preziosa/
;http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/04/1435814-fiscais-resgatam-tripulantes-de-cruzeiro-sob-condicao-de-trabalho-escravo.shtml; https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/cruzeiros-sao-apontados-como-polos-de-trabalho-escravo; https://www.lapresse.ca/photos/voyage/201109/02/12-5047-croisiere-en-coree-du-nord.php/363830-ce-membre-dequipage-jette-des-ordures-par-dessus-bord#363842-navire-quitte-vieux-port-rajin; https://www.sportellodeidiritti.org/news/item/le-navi-da-crociera-i-traghetti-ed-i-treni-scaricano-i-liquami-nel-mare-e-lungo-le-tratte-ferroviarie-l-industria-dei-trasporti-sotto-accusa; http://www.npr.org/sections/thetwo-way/2016/12/01/503982205/princess-cruises-hit-with-largest-ever-criminal-penalty-for-deliberate-pollution?utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=npr&utm_term=nprnews&utm_content=202801; https://elpais.com/elpais/2017/04/20/paco_nadal/1492642055_887551.html?id_externo_rsoc=FB_CM; https://www.wjcl.com/article/carnival-will-pay-20m-over-pollution-from-its-cruise-ships/27702811.
Fonte: Estadão
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.