Indústria manufatureira global tem dobro de robôs que há duas décadas
AFP
15
Jul
2019
AFP / Miguel MEDINA
Robôs fabricados por
Comau estão na linha de montagem do Fiat 500 BEV elétrico com bateria,
primeiro desse tipo na Europa, durante sua inauguração da fábrica
Mirafiori da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em Turim, 11 de julho de
2019.
O uso de robôs na indústria manufatureira quase quadruplicou nas duas últimas décadas nos Estados Unidos e duplicou no resto do mundo, substituindo algumas categorias de trabalhadores, assegurou um informe publicado nessa segunda-feira (15).
Desde 2017, a automatização nos Estados Unidos aumentou em 1,8 robôs por cada 1.000 trabalhadores, enquanto que há 22 anos esse número era de 0,5 robôs, de acordo com o relatório do Federal Reserve de St. Louis.
A automatização reduziu o número de postos de concorrência média, enquanto que aumentou os de concorrências alta e baixa.
A França lidera o processo de automatização para fabricar carros, já que utiliza 148 robôs para cada 1.000 empregados. Nos Estados Unidos o número é de 136, enquanto Itália e Alemanha empregam, cada um, 120 robôs por 1.000 funcionários, indicou o estudo.
O informe determinou que Itália e Alemanha estão à frente dos Estados Unidos no uso de tecnologias robóticas em todas as indústrias manufatureiras.
"França, e a média de países como Espanha, Reino Unido e Suécia estavam à frente dos Estado Unidos e no final da década de 1990 e inícios de 2000, mas na última década parece que os Estados Unidos os superaram", apontou.
Fonte: AFP
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.