Novo algoritmo cria ligações artísticas através da posição dos seres humanos em diferentes pinturas
Esse trabalho, feito de forma manual, é complexo. Mas Tomas Jenicek e Ondrej Chum, da Universidade Técnica Tcheca, criaram um sistema de visão de máquina para analisar as poses humanas ao longo da história da arte. Ela é capaz de comparar e buscar pinturas que contém pessoas nas mesmas posições.
Ao mesmo tempo, pesquisadores do Carnegie Mellon University desenvolveram a OpenPose, um programa de código aberto que detecta a pose de imagens 2D em tempo real. Jenicek e Chum usam esse software para procurar manualmente poses semelhantes em um banco de dados de imagens.
Segundo eles, o processo automatizado é muito mais rápido “Nosso intuito é mostrar que a comparação de poses humanas vai além de métodos de recuperação de imagens baseados em um conteúdo padrão de um conjunto de dados com anotações manuais”.
No entanto, o sistema não é perfeito. Ele também detecta alguns “falsos positivos”, ou seja, obras que aparentemente são semelhantes, mas depois de inspeções visuais detalhadas, são identificadas como distintas.
Fonte: Technology Review
Fonte: Tecmundo
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.