quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Primeira viagem de volta ao mundo completa 500 anos nesta semana

Primeira viagem de volta ao mundo completa 500 anos nesta semana


Grandes navegações europeias aconteceram entre os séculos XV e XVI





Há cinco séculos, em 10 de agosto de 1519, Fernão de Magalhães iniciou a primeira viagem de circum-navegação do planeta, um dos momentos fundamentais entre as grandes “descobertas” de navegantes europeus nos séculos XV e XVI.
Para evitar a presença otomana que tinha o monopólio do comércio com a Índia, Portugal — impulsionado pelo Infante D. Henrique, o Navegante — se lança a explorar a costa africana, de dimensões até aquele momento desconhecidas para os europeus.
Menos de 30 anos após a morte de D. Henrique, o português Bartolomeu Dias chegou ao extremo sul da África, em 1488. Deu à essa região de difícil navegação o nome de “Cabo das Tormentas”, mais tarde alterado para “Cabo da Boa Esperança”.
A passagem permite chegar ao Oceano Índico desde o Atlântico. Dias continuou sua viagem pela costa oriental da África, mas foi forçado a retornar e morreu num naufrágio em 1500 durante uma viagem para Índia.

Colombo chega à América
Uma réplica da caravela “Santa Maria”, de Cristóvão Colombo, navega pelo rio Hudson, para lembrar os 500 anos de sua chegada ao continente americano.
O genovês Cristóvão Colombo realizou, entre 1492 e 1504, quatro viagens através do Oceano Atlântico para a coroa da Espanha. Em sua primeira expedição, chegou às ilhas hoje chamadas de Bahamas, e posteriormente a uma ilha que chamou Hispaniola (atual Haiti e República Dominicana).
Colombo chegou ao continente em sua quarta viagem, quando alcançou a costa da atual Venezuela; e, até sua morte, em maio de 1506, foi conhecido por ter chegado à costa da Índia.
O navegador florentino Américo Vespúcio (nascido em 1454 e morto em 1512) foi o primeiro a compreender que se tratava de um novo continente, até esse momento desconhecido pelos europeus. Em sua homenagem, a partir de 1507, esse território passou a ser chamado de América.
Em 1494, Espanha e Portugal, que dominavam os oceanos, assinaram um tratado na localidade espanhola de Tordesilhas em que dividiram o “Novo Mundo”, que se comprometeram a evangelizar.

Vasco de Gama alcança a Índia
Junto ao rio Tejo, em Lisboa, está o Monumento aos Descobrimentos, que mostra o Infante D. Henrique e outros famosos navegantes portugueses.
O português Vasco da Gama se transformou no primeiro europeu a chegar à Índia circulando toda a costa africana.
Zarpou da foz do rio Tejo em julho de 1497, chegou à costa africana e finalmente alcançou a Índia em maio de 1498. Em uma segunda expedição, fundou o primeiro assentamento comercial de Portugal na Ásia, na cidade de Cochin, na Índia.
Nomeado vice-rei da Índia, morreu em 24 de dezembro de 1524.

Pedro Álvares Cabral desembarca no Brasil
Pedro Álvares Cabral saiu de Lisboa em março de 1500 à frente de 13 caravelas a serviço da coroa portuguesa. Navegou na direção sudoeste, para aproveitar os ventos predominantes no Atlântico Sul, e chegou à “Ilha de Vera Cruz” em 22 de abril desse mesmo ano. Tratava-se da costa do Brasil, no litoral sul do atual estado da Bahia.
Após reclamar o território para a coroa de Portugal, a expedição cruzou novamente o Atlântico e passou pelo Cabo da Boa Esperança até chegar à Índia. Finalmente, retornou a Portugal carregada de especiarias, mas somente com metade da frota que havia iniciado a viagem.
Mas a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao tratado de Tordesilhas.

A circum-navegação de Magalhães
O português Fernão de Magalhães é o autor da primeira circum-navegação, da qual foi capitão.
Após ter participado da conquista portuguesa da Rota das Especiarias, ofereceu seus serviços à coroa espanhola e ao jovem Rei Carlos I.
Em 10 de agosto de 1519 partiu de Sevilha com cinco navios e 237 homens na direção oeste. Franqueou o estreito que hoje leva seu nome, no extremo da América do Sul, e entrou em um oceano que batizou “Pacífico”. Em 1521 chegou às Filipinas, onde morreu durante um combate contra indígenas locais.
O basco Juan Sebastián Elcano assumiu o comando da expedição após ao morte de Magalhães. Ele regressou à Espanha em 1522, com apenas um barco e cerca de 20 marinheiros sobreviventes, completando dessa forma a circum-navegação do planeta.

Cartier explora o Canadá
O francês Jacques Cartier passou parte de sua juventude como navegador, até que o rei Francisco I o designou para liderar uma expedição em busca de uma passagem do Atlântico para o Pacífico pelo norte do continente americano.
Em 1534 chegou a um enorme golfo (hoje chamado de Golfo de São Lourenço) e explorou toda a região, que chamou “Canadá” (do iroquês “Kanata”, “aldeia”). Cartier fez três viagens a esse local entre 1534 e 1542.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.