quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Como se preparar para as profissões do futuro?

Como se preparar para as profissões do futuro?


Ouça a entrevista com o gerente-executivo de Estudos e Prospectiva do Senai sobre as mudanças no mercado de trabalho com a automação


Tarde Nacional

No AR em 18/09/2019 - 14:14



O Tarde Nacional conversou com o gerente-executivo de Estudos e Prospectiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Márcio Guerra, sobre as profissões do futuro. Como vai funcionar o mercado com o aumento da automação? O que é preciso para se manter atualizado? E as profissões tradicionais, o que vai acontecer com elas? Essas e outras perguntas foram respondidas pelo entrevistado. 


Ouça a entrevista completa clicando aqui.

Para Márcio, há um certo exagero sobre o quanto a ideia de que a automação vai acabar com postos de trabalho e fazer desaparecer as profissões que existem atualmente. "Tem gente aí pelo mundo falando que 55% a 60% das ocupações vão desaparecer por causa da automação", conta. "Não é bem assim, na verdade o que a gente sabe que vai mudar são alguns conhecimentos e sobretudo aqueles relacionados à tecnologia que vão transformar as profissões atuais".

Dessa maneira, explica Márcio, o advogado terá a sua mão "uma série de tecnologias, como a inteligência artificial, que serão capazes de construir uma petição, por exemplo". Ele pondera, contudo, que a análise sobre a pertinência do que a máquina propõe ainda ficará a cargo do ser humano.

"Agora, aquelas profissões que são mais manuais, operacionais, que não requerem uma construção ou análise, ou seja, o pensar e criar soluções, elas pedem força nos próximos anos", prevê Márcio. Para se preparar para esse cenário a orientação é clara: é preciso atualizar-se sempre. "A cultura de aprendizagem vai precisar passar por uma transformação, a gente está falando de aprender ao longo da vida", enfatiza. "Ficar parado vai ser perder a chance de ganhar o melhor lugar no mercado de trabalho, ou até mesmo de permanecer nele".

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.