quinta-feira, 26 de setembro de 2019

ONU propõe 'New Deal verde mundial' para estimular economia

ONU propõe 'New Deal verde mundial' para estimular economia

AFP
25/09/2019



 
AFP/Arquivos / Mohd RASFAN (Setembro) Mistura de neblina e fumaça encobre a paisagem em Kuala Lumpur

O mundo deve repensar completamente seu modelo de desenvolvimento econômico, para responder melhor aos problemas ambientais e de desenvolvimento, concluiu nesta quarta-feira (25) a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês), em relatório que propõe um "New Deal verde mundial".
Desta forma, a UNCTAD faz alusão ao "New Deal" o presidente americano Franklin Roosevelt, que permitiu tirar a economia americana da Grande Depressão nos anos 1930.
"Em vista da configuração atual das políticas, regras, dinâmica dos mercados e poder das grandes empresas, as desigualdades poderiam aumentar e a degradação do meio ambiente, se acentuar", indicou Richard Kozul-Wright, diretor da divisão da UNCTAD, encarregada de elaborar o informe.
"Um novo pacto verde mundial é urgente e essencial e pode ser realizado", disse por sua vez Alex Izurieta, economista da UNCTAD, que apresentou o relatório na sede da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) em Santiago do Chile.
Os autores do informe propõem um novo ponto de partida ecológico mundial "para romper com os anos de austeridade e insegurança que se seguiram à crise financeira de 2008, contribuir para uma distribuição mais equitativa dos ganhos e reverter o processo de degradação do meio ambiente desencadeado décadas atrás".
O informe inclui diretrizes para os países desenvolvidos que pode resultar em taxas de crescimento do PIB superiores a 1% ou 1,5%, com relação aos obtidos sob a atual estrutura da economia mundial.
Os países em vias de desenvolvimento registrariam, por sua vez, crescimentos mais importantes, de 1,5% a 2% ao ano, exceto a China, país para o qual estes ganhos seriam mais moderados.
Segundo a UNCTAD, um aumento anual em investimentos verdes da ordem de 2% da produção mundial - 1,7 bilhão de dólares, ou seja, apenas um terço do que os países gastam atualmente em subvenções aos combustíveis fósseis − poderia levar à criação líquida de pelo menos 170 milhões de empregos em nível mundial.
Isto permitiria, ainda, favorecer uma industrialização respeitosa com o meio ambiente nos países do sul e contribuir para uma redução global das emissões de carbono até 2030, segundo os economistas da UNCTAD.
A descarbonização da economia mundial precisará de um aumento significativo do investimento público, particularmente em sistemas limpos de transporte, alimentação e energia.
Izurieta explicou ser possível financiar "de forma equitativa" este "New Deal verde mundial", mas que isto "requer maior vontade política e uma mudança nas atuais estratégicas econômicas".
Neste sentido, o relatório afirma que o recurso crescente a investimentos para eliminar a pobreza e alcançar os objetivos da ONU para 2030 sobre nutrição, saúde e educação, se tornará um peso financeiro insustentável para muitos países em desenvolvimento.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.