quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Paleontólogos identificam um dos maiores animais voadores da história

Paleontólogos identificam um dos maiores animais voadores da história


Redação Olhar Digital  
12/09/2019 16h28

Chamado de Cryodrakon boreas, o pterossauro tinha 10 metros de envergadura, pesava 250 quilos e habitou a Terra há aproximadamente 77 milhões de anos



Restos fósseis do Cryodrakon boreas

Em Alberta, no Canadá, uma equipe de paleontólogos identificou um dos maiores animais voadores da pré-história: Cryodrakon boreas, uma espécie de pterossauro de 10 metros de envergadura e 250 quilos. Os restos do animal foram descobertos há mais de 30 anos.
A princípio o animal foi confundido com outro pterossauro gigante, o Quetzalcoatlus.  Segundo pesquisadores do Journal of Vertebrate Paleontology, esses animais competem pelo título de maior animal voador de todos os tempos.

Reprodução
Para análise, os cientistas usaram os restos fósseis de um espécime jovem e o osso do pescoço intacto de um exemplar adulto. Eles descobriram que, assim como outros répteis alados que viveram há 77 milhões de anos atrás, o C. boreas era carnívoro e provavelmente se alimentava de lagartos, pequenos mamíferos e até mesmo dinossauros bebês.
Apesar da provável capacidade de atravessar grandes corpos de água, a localização dos restos fósseis e as características do animal apontam para um habitat interior, afirma David Home, pesquisador da Queen Mary’s University de Londres e principal autor do estudo.

Apesar do grande tamanho e ampla distribuição – na América do Norte e do Sul, Ásia, África e Europa – apenas restos fragmentários foram desenterrados, tornando a nova descoberta especialmente importante.Reprodução
De acordo com cientistas, existem mais de 100 espécies conhecidas de pterossauros, répteis do tamanho de aviões que dominavam os céus acima do T-rex, do tricerátops e de outros dinossauros do final do Cretáceo.

Fonte: G1

Fonte: OlharDigital


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.