quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Pomada à base de água de coco em pó acelera cicatrização


Pomada à base de água de coco em pó acelera cicatrização

Beatriz Evaristo
28/10/2019 - 15h29 Brasília




Aquela ferida que demora a sarar pode cicatrizar com um produto simples, desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará. Depois de 16 anos de pesquisa e testes, uma pomada cicatrizante feita à base de água de coco, em pó, vai ser comercializada em todo o país.



Os pesquisadores exploraram o poder curativo do açúcar presente na água da fruta, como explica a professora e pesquisadora Cristiane Mello.



"As pessoas mais antigas sabem que açucar cicatriza ferida, então, a gente enxugando água de coco viu que tinha muitos açucares e outros componentes bons para cicatrização e, ao longo do tempo, veio padronizando esse uso, estabelecendo a água de coco e transformando ela em pó para ficar padronizada. E ela tem substâncias ideais para acelerar a cicatrização das feridas, que são os hormônios vegetais."



Em 2018, na fase final dos estudos, os testes clínicos foram realizados em pessoas que sofriam com as feridas nos pés, em consequência da diabetes.  Segundo a pesquisadora Cristiane Mello, o produto também foi testado nos pacientes em tratamento de câncer de cabeça e pescoço.



A pesquisadora acrescenta que, com o uso da pomada à base de água de coco em pó, o tempo de cicatrização diminuiu de forma significativa. 



A pomada feita à base de água de coco é um produto vegano, sem conservantes, também pode ser prescrita para uso em animais. A estimativa é que o medicamento custe um terço do valor de produtos similares à venda no país.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.