sexta-feira, 25 de outubro de 2019

População de Friburgo poderá trocar lixo eletrônico por produtos

População de Friburgo poderá trocar lixo eletrônico por produtos










Os moradores de Nova Friburgo poderão trocar lixo eletrônico, como telefones celulares, tablets, carregadores, notebooks e outros periféricos de computador velhos ou quebrados, dentre outros, por produtos em lojas da cidade. Os interessados devem entregar os equipamentos e fazer um cadastro, até o dia 25 de outubro, durante o lançamento do projeto Reciclotron, na Praça Dermeval Barbosa, no Centro, das 9h às 18h.
Durante o lançamento do projeto, de iniciativa do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), será instalada uma caçamba para recolhimento de todo o lixo eletrônico.  A campanha tem o objetivo de fomentar a reciclagem, estimular atitudes sustentáveis, para a proteção do meio ambiente, e promover ações de inclusão digital, com a recuperação dos resíduos doados para a montagem de salas de Informática, cyber café e de realização de cursos de arte, robótica e impressão 3D.
“As pessoas entregam os equipamentos eletrônicos inutilizados e acumulam pontos conforme uma tabela padrão do Clube Reciclopontos. Cada parceiro comercial tem uma tabela de pontuação. Depois é só trocar pelos produtos correspondentes nas próprias empresas ou sites”, explica Claudio Fernandes, professor da UFF responsável pelo projeto Reciclotron, ressaltando que aparelhos grandes, como televisão, computadores e impressoras, poderão ser entregues, durante doze meses, na sede do ISNF, que fica na Rua Doutor Silvio Henrique Braune, 22, Centro.

Semana de Ciência e Tecnologia
O lançamento do projeto é parte das comemorações da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2019, o tema do evento, que será realizado em todo o Brasil, do dia 21 ao dia 27 de outubro, é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.
De acordo com o MCTIC, a “Bioeconomia é o resultado de uma revolução inovativa na área das ciências biológicas relacionada à invenção, ao desenvolvimento e ao uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária”.
Empresas interessadas em participar do clube de pontos devem enviar e-mail para claudiofernandes@id.uff.br. Outras informações podem ser obtidas pelo mesmo e-mail.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.