quinta-feira, 24 de outubro de 2019

SNCT: Pesquisador fala sobre os usos do nitrogênio líquido

SNCT: Pesquisador fala sobre os usos do nitrogênio líquido


Segundo Flávio Garcia, é possível ir do lado mais científico até o lado mais lúdico




Revista Brasília

No AR em 23/10/2019 - 11:00



O Revista Brasília recebeu nos estúdios montados no Parque da Cidade Flávio Garcia, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Ele falou sobre as pesquisas desenvolvidas e as experiências interativas para mostrar a física e os usos com nitrogênio líquido, dentre outros assuntos.


Ouça a entrevista clicando aqui.



Ele é um dos 180 expositores da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Segundo Flávio, a apresentação inicial seria no RJ mesmo. O CBPF completa 70 anos em 2019. Lá funciona também a primeira pós-graduação em física do Brasil. 

Sobre o nitrogênio líquido, ele cita que é bastante utilizado na pecuária para congelamento de sêmens de bois. Outro uso é para congelar células-tronco, óvulos e espermatozoides.


"Tem o lado lúdico da coisa. O nitrogênio é divertido. Ele sai fumaça e tudo. Aproveita para mostrar também como um balão desses de festa encolhe quando ele esfria e dá uma aulinha de termodinâmica para as crianças. O auge é aquela cozinha molecular onde os chefes de cozinha cozinham com nitrogênio líquido", citou.
Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.