quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Mais 57 agrotóxicos são liberados, sendo dois deles inéditos

Mais 57 agrotóxicos são liberados, sendo dois deles inéditos



Maíra Heinen


27/11/2019 - 14h21 Brasília 



O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento autorizou o uso de mais 57 agrotóxicos, dois deles inéditos. Os registros foram publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27).



Para o combate ao percevejo marrom, praga da cultura da soja, poderá ser utilizado um defensivo agrícola biológico à base da vespa Telenomus Podisi. Outro produto aprovado é formulado à base de óleo de casca de laranja, que poderá ser usado para combater o pulgão em pequenas culturas como alface, agrião, brócolis e couve flor.



Além destes, o Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária traz o registro de 55 produtos genéricos, ou seja, com base em ingredientes ativos que já estavam no mercado.



Segundo o Ministério, a intenção é aumentar a concorrência no mercado e diminuir o preço dos agrotóxicos, fazendo cair o custo da produção.



Apenas em 2019 foram publicadas no Diário Oficial da União 467 liberações de agrotóxicos, no entanto, 63 foram suspensas pela justiça.



Ainda de acordo com o ministério, nos últimos anos, diversas medidas desburocratizantes foram adotadas para que a fila de registros de defensivos ande mais rápido no Brasil.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.