segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Pesquisadores da UFSC desenvolvem prótese de laringe a baixo custo


Pesquisadores da UFSC desenvolvem prótese de laringe a baixo custo

Beatriz Evaristo
16/11/2019 - 07h25 Brasília



Pacientes em tratamento de câncer na laringe, na maioria das vezes, precisam passar por uma cirurgia de retirada completa do órgão.

Além de fazer parte do sistema respiratório, a laringe é responsável pela emissão da voz.




Para poder voltar a falar, a alternativa para esses pacientes é usar uma prótese importada que custa em média R$ 2,5 mil e deve ser substituída a cada seis meses.



Pensando em como oferecer um produto mais acessível, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveram um modelo nacional com um custo de R$ 40 reais por aparelho, como explica o professor do Departamento de Engenharia Mecânica a da Universidade Federal de Santa Catarina, Andrey Ricardo da Silva.



A pesquisa está em andamento desde 2017. De acordo com o pesquisador, para fazer a prótese de voz, os pesquisadores usaram impressão 3D em parte do processo.



O professor Andrey Ricardo conta que a equipe também busca desenvolver um novo protocolo de atendimento desses pacientes que precisam de prótese de voz.



De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), todo ano, cerca de 8 mil brasileiros descobrem que tem esse tipo de câncer.



Até chegar ao mercado, os pesquisadores ainda precisam fazer os testes clínicos em pacientes. A estimativa é que, em dois anos, o primeiro modelo de prótese de voz desenvolvido no Brasil esteja disponível para comercialização.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.