Rede social reúne informações de diferentes tipos de plantas

Rede social reúne informações de diferentes tipos de plantas


Objetivo do APPlanta é compartilhar conhecimentos sobre biologia com outros professores e alunos




Nacional Jovem

No AR em 12/11/2019 - 16:00



Imagine uma rede social para identificar e conhecer diferentes tipos de plantas. Pois ela existe e foi criada por quatro estudantes e um professor de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul: é o APPLANTA, aplicativo que virou depois rede social. O aplicativo é tema desta entrevista do Nacional Jovem com o professor do ensino técnico em jogos digitais da Escola Estadual Adê Marques, Diego Izidro. 

"A proposta do APPLANTA é justamente essa. É o professor, juntamente com os alunos, estudar e propor atividades, onde os alunos saem pela cidade ou perto de sua casa identificando plantas. E o aluno, em sua casa, tira foto e coloca especificações como se ela é medicinal, se é comercializada. Mas o conhecimento precisa sair da escola. Pensando nisso, a gente criou esse aplicativo que irá fazer com que o aluno possa postar e o professor, ao realizar a primeira correção, torná-lo disponível para todos os usuários. Já há muitos aplicativos hoje que identificam planta, mas o nosso traz essa troca de informações", destaca Izidro, que é um dos idealizadores.

Na entrevista, Gabriel ainda ressalta que é possível criar fóruns, mesmo como aluno ou professor. Outro ponto interessante é que o usuário do APPLANTA ganha pontos por postar, curtir ou fazer comentários."Nós pretendemos evoluir o aplicativo para que, com esses pontos, ele consiga trocar sementes ou até uma dúzia de laranjas", complementa ele.

Ainda segundo Gabriel, a iniciativa surgiu como desafio na Maratona Brasil Mais TI. O aplicativo, que está hoje com 200 usuários, está disponível para aparelhos com o sistema operacional Android.


Ouça a entrevista completa clicando aqui.


Fonte: EBC

Comentários