terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Drone gigante vai reflorestar áreas degradadas da América do Sul

Drone gigante vai reflorestar áreas degradadas da América do Sul

Larissa Abreu
17/12/2019 - 09h23 Brasília 



Em 2020, um drone gigante apropriado para jogar sementes será utilizado para reflorestar áreas degradadas da América do Sul. O equipamento foi construído em novembro deste ano, durante o Workshop Dronecoria Brasil, na Universidade Federal do Mato Grosso.

Construído em madeira compensada, o drone tem 1,5m de diâmetro e seis motores. Ele pesa 9kg e tem capacidade de carregar mais de 10kg em sementes. Dependendo do tamanho do grão, consegue dispensar cerca de 500 mil unidades em um único voo.

O aparelho já passou pelos primeiros testes e deve começar a ser utilizado em áreas experimentais a partir do ano que vem.

A ideia partiu do engenheiro da computação espanhol Lot Amorós, idealizador do projeto Dronecoria, que constrói drones especiais para reflorestamento de áreas desmatadas.

Segundo ele, o drone gigante consegue percorrer um hectare, área que corresponde a de um campo de futebol, em apenas 10 minutos.

O professor Normandes Matos da Silva, da UFMT, explica que o equipamento foi construído com sistema operacional de código aberto. Isso significa que a tecnologia não possui patentes e qualquer pessoa poderá utilizar o drone, sem precisar pagar pelas licenças.

O Workshop Dronecoria Brasil faz parte do “Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no Sudeste de Mato Grosso”, desenvolvido pelo câmpus de Rondonópolis, da UFMT. O evento contou com apoio do Ministério Público do Mato Grosso.

O programa custou R$350 mil e foi viabilizado pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Itiquira, após acordo extrajudicial firmado com uma empresa agropecuária na região.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.