quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Falta de tratamento de esgoto atinge metade da população brasileira


Falta de tratamento de esgoto atinge metade da população brasileira


Sayonara Moreno

10/12/2019 - 16h42 Brasília

Cento e cinco milhões de habitantes, a metade da população brasileira, não têm tratamento de esgoto em casa. O dado é considerado preocupante pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que lançou, nesta terça-feira, o SNIS, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.


Os números se referem a 2018 e já consideram um aumento de quase 2% em relação ao ano anterior. O ministro Gustavo Canutto afirmou que a situação ainda afeta outros setores, como a saúde pública.



Sobre o assunto, tramita no Congresso Nacional um projeto que prevê o Marco Legal do Saneamento Básico. A proposta estabelece um prazo para que os serviços de saneamento sejam licitados obrigatoriamente, em estados e municípios. Podem concorrer tanto as empresas públicas como as privadas.



O ministro Canutto faz um apelo aos parlamentares, para que aprovem a medida.



Todos os dados divulgados no SNIS estão disponíveis no site do ministério do Desenvolvimento Regional. Ainda mostram que apenas 46% do esgoto coletado, no Brasil, é tratado. Quanto à drenagem e manejo das águas das chuvas, o sistema mostra que 67% das cidades brasileiras não possuem um mapeamento de áreas de risco de inundações urbanas.



Em 2018, mais de 3% das residências brasileiras estiveram em risco. E 15 municípios brasileiros estavam com metade das casas com risco de inundação. Em relação à coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana, os números mostram que, no ano passado, 75% da população brasileira teve o lixo, gerado nas residências e nas ruas, encaminhado para aterros sanitários.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.