quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Pesquisa revela alta quantidade de lixo em área de conservação na Amazônia

Pesquisa revela alta quantidade de lixo em área de conservação na Amazônia


Mais da metade dos resíduos encontrados são de plástico


Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 18/12/2019 - 14:30



O Tarde Nacional Amazônia desta quarta-feira (18) falou sobre uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Instituto Mamirauá que alertou para a quantidade de lixo encontrada em uma unidade de conservação ambiental no Médio Solimões, na Amazônia Central. O entrevistado foi o coorientador do projeto e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ecologia Florestal do Instituto Mamirauá, Elias Neto.

O estudo foi realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada no estado do Amazonas, onde foram encontrados diversos tipos de resíduos, compostos em sua maioria por plástico, borracha e isopor. De acordo com o pesquisador, a presença desses itens em uma área remota, onde não há presença de turistas ou moradores, é um alerta para os impactos da quantidade de lixo que produzimos.

Para Elias, esse é um problema social e ambiental que pode ser revertido por meio da adoção de medidas como o consumo consciente dando preferência a produtos recicláveis e fazendo o descarte correto do lixo, entre outras.

Ainda segundo ele, as próximas etapas da pesquisa têm o intuito de descobrir a dimensão do problema. Entre as ações programadas estão a expansão da área de estudo e a análise da presença de microplástico no solo.


Confira a entrevista completa clicando aqui.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.