sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

CES 2020: as sensações da feira de tecnologia mais importante do mundo

CES 2020: as sensações da feira de tecnologia mais importante do mundo



9 janeiro 2020




Direito de imagem AFP
CES
CES é a feira de tecnologia mais importante do mundo

Começou nesta terça-feira (7), em Las Vegas, uma nova edição do Consumer Electronics Show, a CES, maior feira de tecnologia do mundo. Todos os anos milhares de inovações tecnológicas são apresentadas ao mundo com o mesmo objetivo: revolucionar os mercados e, talvez, nossas vidas.
As inovações deste ano giram em torno da inteligência artifical, da velocidade dos celulares 5G, de aparelhos dobráveis, da tecnologia de vigilância, dos audiovisuais em resolução 8K e da robótica.
A BBC resume as novidades que mais deram o que falar.

Casas inteligentes
O sucesso dos alto-falantes inteligentes da Apple e do Google fez que muitas outras empresas se concentrassem no desenvolvimento desse tipo de tecnologia.
A empresa especialista em banheiros Kohler está atraindo a atenção pelo Moxie, um chuveiro com alto-falante e microfone que pode ouvir e seguir suas instruções enquanto você toma banho. Pode, por exemplo, tocar a música ou a estação de rádio que você pedir.

Direito de imagem Kohler
Kohler 
O chuveiro inteligente, Moxie
Mas há mais. A empresa Smartypans tem uma panela que mede o peso e a temperatura dos ingredientes para, por meio de um aplicativo, guiar o usuário nas receitas.
A Inirv quer que você troque os botões reguladores do fogão pelos que permitem aumentar a temperatura por meio de comando de voz e apagam as chamas automaticamente em caso de esquecimento.
E PantryOn propõe automatizar a lista de compras por meio de estantes inteligentes que monitoram o armazenamento dos alimentos favoritos de uma família.

Direito de imagem Inirv
Inirv 
Maçanetas inteligentes para monitorar o calor à distância
Várias empresas apresentaram produtos inspirados em cápsulas de café de Nespresso, mas com outra finalidade.
É o caso de Tigout e AI-Plus Plantbox, que a partir de cápsulas criam, respectivamente, bolos e verduras.

Direito de imagem Lua
Plantas em cápsulas 
Uma cápsula que cultiva plantas e verduras

TVs
As TVs estiverem no coração da CES desde o começo.
Parece que as grandes novidades relacionadas a esses aparelhos, desta vez, estarão nas telas: a da Samsung, que é quase totalmente tela (ou seja, parece uma tela flutuante), e um modelo OLED flexível da LG que desliza a partir do teto.

Direito de imagem LG Display
LG Display televisor 
Essa TV da LG vai do chão ao teto
Também é provável que a tecnologia 8K, que permite quatro vezes mais pixels que a 4K, gere interesse.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio vão ser filmados nesta "qualidade superalta".
E como se as diferenças entre LED, OLED, QLED e microLED não fossem suficientemente nebulosas, haverá uma nova tecnologia: Mini-LED, que promete mais precisão, contraste e eficiência energética.

Robôs
Há muitas novidades sobre robôs e inteligência artificial.
A empresa Picnic mostra uma máquina para restaurantes que pode preparar até 300 pizzas por hora, cada uma com um conjuntos personalizado de ingredientes controlados por um aplicativo. A ideia é estender isso para sanduíches e saladas.

Direito de imagem Picnic
Robot pizza maker 
Uma máquina para fazer 300 pizzas por hora
Outros robôs estarão focados em nos manter mais entretidos.
A empresa chinesa Elephant Robotics fará uma demonstração do MarsCat, um gato robótico que pode fazer brincadeiras, reconhecer a voz de seu dono e inclusive interagir com indivíduos de sua espécie, mas reais.
Os robôs Bocco, "gatinhos" da empresa Yukai, são anunciados como uma opção para que as crianças enviem e recebam mensagens de voz a seus pais. E podem revelar quando um membro da família chegou em casa, as condições climáticas e se a porta de entrada foi fechada ou não corretamente.

Direito de imagem Elephant Robotics
MarsCat 
Esse gato robô pode interagir com gatos reais
Além desses produtos, muitos de reconhecimento facial foram exibidos.
Nessa linha, a Cyberlink apresentará o FaceMe, um sistema para determinar a idade, o sexo e o estado emocional dos transeuntes, e assim mostrar-lhes publicidade personalizada.
A empresa, D-ID, por sua vez, busca frustrar os sistemas de reconhecimento facial com um programa que faz pequenas mudanças nas fotos que compartilhamos nas redes sociais e impedem que computadores, mas não os olhos humanos, reconheçam as pessoas.

Direito de imagem D-ID
D-ID 
D-ID diz que pode alterar as fotos para que os computadores não reconheçam rostos

Transporte
Há muitas opções na área de transporte.
A bicicleta eléctrica Hydrofoil, da empresa Manta5, oferece uma nova forma de se deslocar: sobre a água. É o primeiro produto comercial do tipo, mas tem um inconveniente: a unidade custa quase US$ 6.000 (R$ 24 mil).
Há várias empresas que vendem drones submarinos para uso recreativo, ou como uma forma de ajudar a pesca. Mas um veículo aquático tem o potencial de salvar vidas.

Direito de imagem Manta5
Hydrofoiler XE-1 
Uma bicicleta aquática elétrica
O Dolphin1, da OceanAlpha, é um salva-vidas controlado à distância. Seu uso permitiria a quem trabalha com resgate tirar do mar quem estiver se afogando sem se colocar em perigo.
Além disso, diferentes marcas mostraram carros com espaços desenhados por arquitetos e sistemas que permitem que sejam dirigidos com a voz.

Direito de imagem OceanAlpha
Dolphin1 
Esse salva-vidas pode ser controlado à distância
E o destaque também passa pelo segmento dos carros elétricos. Novas empresas como Byton e Fisker exibem vários modelos.
A primeira apresentará um carro que tem "modo escuro", uma opção para não gastar eletricidade, e a segunda um carro com teto coberto por um painel solar.

Direito de imagem Fisker
Fisker Ocean 
Fisker, um carro com teto de painel solar

Saúde
A tecnologia que pode ser vestida seguirá presente na feira depois do fracasso do Google Glass, os óculos inteligentes que não conseguiram convencer o mercado.
A Human Capable trará um produto desse tipo, os óculos Norm, que poderão fazer ligações, mostrar endereços ou receitas e filmar e reproduzir vídeos.

Direito de imagem Human Capable
Norm Glasses 
Os óculos Norm querem fazer o que o Google Glass não conseguiu
A Waverly Labs, por sua vez, apresentará fones de ouvido com uma função tradutora.
Assim, os fones Amabassador permitem que até quatro pessoas falem diferentes idiomas combinando seus fones de ouvido com um só smartphone.
Quando a BBC fez testes no mês passado, houve um atraso de entre dois e três segundos, mas a empresa diz que as redes 5G devem ajudar a gerar traduções quase instantâneas.

Direito de imagem E-Novia
Wahu shoe 
Esses sapatos se adaptam ao terreno, literalmente
E vamos aos pés: Wahu é um par de sapatos que muda a forma das solas para adaptar-se aos diferentes tipos de solo.
Nessa área, a Shoeblast tem um dispositivo que promete evitar que os sapatos cheirem mal. O dispositivo utiliza um sensor de umidade para julgar quanto calor e luz ultravioleta deve aplicar para esterilizar os sapatos.
Então, há muito que ver na CES 2020. A pergunta é qual resposta o mercado terá ante todas essas inovações que buscam mudar o futuro.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.