terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Programa de Reciclagem da UFF Macaé alcança a marca de 3 toneladas e meia de material reciclado

Programa de Reciclagem da UFF Macaé alcança a marca de 3 toneladas e meia de material reciclado










O programa de reciclagem do ICM foi criado em maio de 2017 pela atual gestão do instituto, com o objetivo de otimizar de maneira inteligente o descarte de papéis e papelões produzidos tanto nos setores administrativos quanto no processo pedagógico, garantindo uma parceria interinstitucional com as universidades presentes na Cidade Universitária de Macaé.
Ambientalmente, os benefícios da reciclagem são muitos, a começar pela redução da poluição do ar, das águas e do solo, ao passo em que, com a maior adesão da população à coleta seletiva e à reciclagem, há também uma importante diminuição do volume de resíduos produzidos. Além disso, a partir da reciclagem toda uma cadeia produtiva é fomentada, sendo essa uma fonte de renda para muitas pessoas e famílias, tais como catadores de papel e trabalhadores que desempenham diversas funções dentro de cooperativas ou usinas de reciclagem. Institucionalmente, além de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente, contribuímos para o descarte consciente e responsável dos resíduos produzidos no processo acadêmico, tanto administrativo quanto educacional.
Hoje o programa conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e está em consonância com o Programa de Logística Sustentável da UFF (inclusive já tendo sido citado como inspiração de práticas sustentáveis no informativo Comunica UFF). O Programa de Reciclagem do ICM vem obtendo amplos resultados junto à comunidade acadêmica. Com a colaboração de docentes, discentes e técnicos administrativos, conseguimos até agora reciclar ao todo 3.598,12 kg de papéis e papelão, mais de três toneladas e meia de material, obtendo um recurso livre de R$ 318,50, um recurso baixo, mas que auxilia a direção do instituto no pagamento de pequenos custos, como a realização de cópias de chaves.
Os papéis e papelões destinados à reciclagem podem ser entregues no Almoxarifado do ICM, localizado no pavimento térreo do bloco A da Cidade Universitária de Macaé.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.