quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Fortaleza terá 4º centro de processamento de dados


Fortaleza terá 4º centro de processamento de dados

EFE Recife
18 fev 2020


Fortaleza terá 4º centro de processamento de dados
O governador do Ceará, Camilo Santana. EFE/Arquivo

A cidade de Fortaleza, que a partir de 2021 terá o maior hub de cabos submarinos de fibra ótica do mundo, anunciou nesta segunda-feira a criação de seu quarto centro de processamento internacional de dados.
O acordo para a implementação do centro, com investimento inicial de R$ 100 milhões, foi fechado entre o governo do Ceará e o grupo Elea Digital, integrado por Titan Venture Capital e Piemonte Holding.
Em comunicado, o governador cearense, Camilo Santana, destacou que a instalação de uma nova central para processar dados ratifica Fortaleza como "o segundo ponto mais conectado do mundo", e perto de se tornar o primeiro, com mais cabos que começarão a funcionar em 2021.
Atualmente, o Hub tecnológico de Fortaleza conta com 14 cabos submarinos que conectam o Brasil ao resto do mundo e situam o país como um dos líderes mundiais no quesito, atrás dos Emirados Árabes.
Em 2021, outros quatro cabos entrarão em funcionamento, incluindo os dois EllaLink, da Telebras e da espanhola Islalink, que conectarão o porto de Marselha, na França, com Fortaleza, passando por Madri, Lisboa, Ilha da Madeira, Cabo Verde e com ramificações para São Paulo e Guiana Francesa.
Fortaleza tem outros três centros de processamento de dados: Angola Cables, o americano Centurylink e o local Hostweb.
"Identificamos a oportunidade de investir no Ceará aproveitando toda essa estrutura de cabos que já existe", afirmou em comunicado Alteredo Gonçalves Filho, sócio-diretor de Elea Digital.
A primeira fase do projeto contempla a instalação do centro em 2.000 metros quadrados para o processamento de dados em nuvem pública, privada ou híbrida e, em uma segunda etapa, em 26 meses, a intenção é expandi-lo com mais 2.000 metros quadrados.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.