Nasa abre processo seletivo para astronautas: o que é preciso para chegar lá?

Nasa abre processo seletivo para astronautas: o que é preciso para chegar lá?





BBC
13/02/2020


Direito de imagem Getty Images
Astronauta americano Mike Fossum em trabalho de manutenção na Estação Espacial Internacional
Astronauta americano Mike Fossum em trabalho de manutenção na Estação Espacial Internacional; profissionais passam por extenso treinamento para chegar lá
Para quem sonha ser astronauta desde criança, eis uma oportunidade: a Nasa, agência espacial americana, está em busca de novos candidatos.
A agência tem planos de levar a primeira mulher — e outros homens — à Lua em uma missão prevista para 2024, mais de meio século depois da primeira chegada humana à superfície lunar.
E, agora, a Nasa anunciou que abrirá um processo seletivo, entre 2 e 31 de março, para descobrir novos talentos para missões espaciais.
"Desde os anos 1960, a Nasa selecionou 350 pessoas para treiná-las como candidatas a astronautas para suas missões cada vez mais desafiadoras de exploração espacial", diz comunicado da agência.
"Com 48 astronautas no corpo ativo, mais deles serão necessários para equipar aeronaves rumo a múltiplos destinos e para propelir a exploração como parte das missões (do programa espacial) Artemis e além."
Então, o que é preciso para se tornar um astronauta?

A nacionalidade importa
Como a Nasa é uma agência federal americana, a primeira exigência já pode frustrar muita gente: é preciso ter cidadania americana. 


Mas essa regra não foi obstáculo para alguns no passado: o falecido astronauta britânico Piers Sellers deixou o Reino Unido e se tornou cidadão americano como parte de seu sonho. Ele chegou a viajar em três missões espaciais.
Outra exigência é ter formação acadêmica científica, com mestrado ou doutorado em engenharia, ciências biológicas, ciências físicas, ciências da computação e matemática, entre outras. Há interesse também em candidatos com doutorado em medicina ou osteopatia (especialidade que estuda a interdependência das funções do corpo).
Mas a educação formal não basta: são necessários dois anos de experiência profissional relevante à área, ou um mínimo de 1 mil horas de tempo de voo como piloto principal de uma aeronave.

Como é o processo seletivo?
Depois de completar a inscrição online, candidatos pré-selecionados terão de passar por um exame físico.
Direito de imagem NASA
Buzz Aldrin andando na Lua, em 20 de julho de 1969
Buzz Aldrin andando na Lua, em 20 de julho de 1969; Nasa pretende voltar à superfície lunar em 2024
Depois, são necessários mais dois anos de treinamento e avaliação — período no qual os candidatos passam por capacitação em áreas como sobrevivência militar em ambientes aquáticos, robótica e noções do idioma russo (as viagens à Estação Espacial Internacional, por exemplo, são feitas por aeronaves Soyuz, cujos controles são em russo).
Pessoas que não sejam capazes de completar o treinamento podem não se tornar astronautas, mas às vezes acabam sendo selecionadas para outras funções na Nasa, diz a agência.

E se eu não me encaixar nas exigências?
Se você não cumpre os pré-requisitos mínimos para se candidatar à Nasa, há outras oportunidades para viajar ao espaço.
Embora mais da metade (151 de 239) dos astronautas a passar pela Estação Espacial Internacional tenham sido pessoas com cidadania americana, dezenas de outros de outros lugares do mundo também conseguiram chegar lá — o Brasil enviou, em 2006, o hoje ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, à estação.
E, se o dinheiro não for um impedimento para você, a Virgin Galactic diz almejar, até o final deste ano, se tornar a primeira empresa privada a levar turistas ao espaço.

Fonte: BBC

Comentários