sexta-feira, 24 de abril de 2020

Bolsistas no exterior terão benefício prorrogado por 30 dias

Bolsistas no exterior terão benefício prorrogado por 30 dias

Capes monitora pesquisadores brasileiros que estão fora do país



Pedro Ivo de Oliveira - Brasília
Publicado em 17/04/2020 - 17:28 

Rio de Janeiro - O Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem inicia operação especial olímpica e paralímpica para os Jogos Rio 2016  (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

© Tânia Rêgo/Agência Brasil



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou hoje (17) que brasileiros que recebem bolsas de pesquisa para estudos no exterior e que teriam o benefício descontinuado em abril terão mais 30 dias de prorrogação.

De acordo com o órgão, a insegurança aérea, sanitária e a impossibilidade de locomoção em companhias áreas sob quarentena foram fatores determinantes para a extensão do benefício.

“Nestes tempos de grande incerteza, a solidariedade e a assistência aos nossos bolsistas que se encontram exterior é a nossa maior preocupação”, afirmou Benedito Aguiar, presidente da Capes.

Para obter a prorrogação, os bolsistas devem entrar em contato com o órgão e encaminhar documentos comprobatórios da situação de quarentena no lugar onde se encontram. Também é necessária a comprovação de validade do visto estudantil. A Capes mantém um sistema exclusivo para o serviço.

A extensão, entretanto, não é compulsória. Todos os estudantes bolsistas terão acesso a um guia de instruções com as medidas necessárias para quem deseja retornar ao Brasil.

Estudantes que quiserem comprar a própria passagem serão reembolsados em até 70% do valor. As remarcações para quem já havia feito a compra de passagens também poderá ser custeada pela Capes.

De acordo com o órgão, há 3.300 brasileiros bolsistas no exterior. Destes, 582 já voltaram ao país. Outros 25 pesquisadores estão em processo de retorno. 

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.