sexta-feira, 24 de abril de 2020

Nova ferramenta permite validação de documentos médicos digitais

Nova ferramenta permite validação de documentos médicos digitais



Com a telemedicina autorizada durante o período de isolamento, agora a prescrição médica também poderá ser enviada em formato digital por e-mail e até por aplicativo de mensagem ao paciente.



Para permitir a segurança nesse processo, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação lançou nesta quinta-feira (23), um site validador de documentos. O processo pode ser feito no site: assinaturadigital.iti.gov.br

O procedimento é gratuito e permite validar a receita em meio digital, quanto a sua autoria, se assinada por um médico habilitado, e se dispensada por um farmacêutico. A página na internet também permite verificar a integridade do documento assinado com certificado digital, ou seja, se ele não foi adulterado.



Segundo o Instituto, ao consultar o site é garantida a privacidade dos dados, sendo que nenhuma informação do documento validado é armazenada ou repassada a terceiros. As informações processadas são usadas apenas para a confirmação de quem assinou o documento e da habilitação do profissional junto ao conselho de classe.


A telemedicina foi regulamentada pelo Ministério da Saúde no final do mês de março, devido à pandemia do novo coronavírus.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.