sexta-feira, 15 de maio de 2020

Em fase final, USP cria capacete para tratar covid-19 a baixo custo

Em fase final, USP cria capacete para tratar covid-19 a baixo custo


O equipamento pode ajudar a tornar o uso de ventiladores mecânicos menos invasivo


Lucas Agrela




Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) preparam uma espécie de “capacete-respirador” que pode ser usado em respiradores artificiais para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus.
O projeto “Inspire – Ventilador Pulmonar de Baixo Custo”, como é chamado, envolve esforços de pesquisadores da Escola Politécnica, da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Odontologia da USP.
O equipamento dispensa a necessidade de usar um componente chamado tubo endotraqueal, que leva o ar aos pulmões do paciente. O procedimento é invasivo para o paciente e o Inspire seria uma alternativa ao método adotado atualmente em hospitais.
Com sua aparência de escafandro usado por mergulhadores, o capacete conta com dois tubos que se conectam ao ventilador mecânico. Eles funcionam como entrada e saída de ar.
Em sua terceira versão, o projeto, feito junto com a iniciativa privada, está em fase final de prototipagem. Segundo o Jornal da USP, os trâmites de aprovação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão em andamento. O custo estimado do capacete-respirador é inferior a 400 reais.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.