Inteligência Artificial de empresas está confusa na pandemia
Sistemas de Inteligência Artificial (IA) e algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) estão descobrindo, agora, que o "normal" mudou durante a pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Isso porque o comportamento online dos usuários mudou e tem mudado constantemente. Na semana de 12 a 18 de abril, a Amazon
dos Estados Unidos listou entre os 10 termos mais pesquisados máscaras,
toalhas de papel, papel higiênico e outros utensílios. Antes disso, as
principais buscas eram por capinhas de celular, carregadores, LEGO e outros.
A mudança foi captada pela Nozzle, consultoria especializada em publicidade algorítmica para vendedores da Amazon. Ao MIT Technology Review, o CEO da empresa, Rael Cline, diz que é "uma transição incrível no espaço de cinco dias".
Gráfico aponta aumento nas buscas por termos relacionados ao novo coronavírus na Amazon.Fonte: Nozzle/Divulgação
Rajeev Sharma, vice-presidente global da Pactera Edge, cita o caso de uma empresa
da Índia que fornece molhos e condimentos. Com a pandemia, e
consequentemente a quarentena, os algoritmos preditivos ficaram confusos
com os pedidos em massa.
Sharma diz que o algoritmo
"nunca foi treinado em um pico como esse, então o sistema ficou fora de
controle". Normalmente, algoritmos baseados em IA se comportam melhor em
situações já conhecidas. Caso contrário, um intermediador humano pode
fazer correções manuais.
Mudança repentina
A
publicação também ressalta que problemas do tipo acontecem pela adoção
em massa dos sistemas. Mas, especificamente, sobre como a adoção de
sistemas de aprendizado de máquina nem sempre é acompanhada de
conhecimento interno para mantê-los funcionando.
Sharma
ainda destacou outra empresa que usa IA para avaliar o "sentimento"
gerado por artigos e notícias e fornece recomendações. Como as notícias
sobre a covid-19 – doença causada pelo Sars-Cov-2 – não têm sido
positivas, o algoritmo está muito distorcido.
Uma
empresa que detecta fraudes com cartões de crédito teve que ajustar seu
algoritmo por causa das mudanças. Com um grande volume de compras de
equipamentos de jardinagem e ferramentas elétricas, eles precisaram
adaptá-lo.
Fontes:MIT Technology Review Futurism
Fonte: Tecmundo
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