segunda-feira, 18 de maio de 2020

Reitora da UFRJ diz que não há previsão de volta às aulas

Reitora da UFRJ diz que não há previsão de volta às aulas


Tatiana Alves
15/05/2020 - 17h43 Rio de Janeiro 



O retorno das aulas do primeiro semestre da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ainda é incerto. A informação foi divulgada pela reitora da universidade, Denise Pires de Carvalho, durante uma reunião on-line com o Conselho Universitário da instituição nessa quinta-feira.



Entre as questões levantadas, Denise Pires  destacou que, nos próximos meses,  as salas de aulas não poderão mais comportar uma centena de alunos, como era usual antes da pandemia.



Oficialmente suspensas desde o dia 23 de março, as aulas na universidade, segundo a reitora, correm risco de não voltarem nem mesmo em 2020, e com retorno ainda incerto para 2021. Durante a reunião, Denise pediu criatividade e proatividade para o caso de a instituição ficar mais um ano com atividades suspensas. E sugeriu a pró-reitores da UFRJ que revejam critérios de avaliação para os estudantes do último ano, além de ressaltar ações da instituição no combate à Covid-19.



Em nota, a universidade afirma que a fala da reitora sobre o cancelamento do semestre teve um trecho recortado e descontextualizado da transmissão em vídeo da sessão ordinária.  Na verdade, o comentário se refere ao risco pelo qual a universidade passa.



A Reitoria da UFRJ reitera que permanece válida a nota pública divulgada em 23 de março, de suspensão das aulas por período indeterminado. Destaca ainda que deliberações acerca de calendário acadêmico são atribuições do Conselho de Ensino e Graduação e do Conselho de Ensino para Graduados e não da Reitoria, que é contra o cancelamento do semestre, e rejeita a implementação de ensino remoto sem que a comunidade universitária seja consultada.



Além disso, o documento informa que foi organizado um grupo de trabalho para estudar e projetar as possibilidades de ação nos 176 cursos de graduação da UFRJ. Para isso, a realidade das unidades está sendo mapeada.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.