Aluna de doutorado em Inteligência Artificial da UFF recebe o inédito prêmio Microsoft Latin America PhD Awards

Aluna de doutorado em Inteligência Artificial da UFF recebe o inédito prêmio Microsoft Latin America PhD Awards



Jéssica, à esquerda, Aline no centro e Flávia, à direita


A aluna de doutorado em Inteligência Artificial do Instituto de Computação, Jéssica Soares dos Santos, orientada pelas professoras Flávia Bernardini e Aline Paes, faz parte de um grupo seleto de 3 estudantes de doutorado que receberam o Microsoft Latin America PhD Awards, em sua primeira edição na América Latina.
A tese da Jéssica tem como objetivo descobrir de forma automática como está o sentimento dos eleitores no Twitter em relações aos candidatos a cargos no governo. Essa é uma área de pesquisa essencial para auxiliar nos processos democráticos. Além dos sentimentos em geral, a tese tenta responder como discursos de ódio, um elemento, infelizmente, muito presente nas redes sociais, pode influenciar as opiniões e sentimentos dos eleitores. O tema explorado na tese é um ótimo exemplo de como a Inteligência Artificial pode auxiliar e contribuir para a área social. As professoras orientadoras são especialistas na área de Inteligência Artificial, tendo realizado o mestrado e doutorado na área de IA, que tem alcançado resultados impressionantes atualmente, em áreas diversas da ciência e tecnologia.
Ressaltamos que em um universo em que a maioria dos pesquisadores e alunos são homens, é estimulante que as três pesquisadoras do Instituto de Computação da UFF tenham sido agraciadas com esse importante e inédito reconhecimento.

Fonte: UFF

Comentários