ONU determina que carros autônomos tenham 'caixas pretas'
Igor Almenara Carneiro
26/06/2020 às 11:00
Imagem: VisualHunt
Em acordo, mais de cinquenta países adotaram na ONU um regulamento para veículos com sistemas de piloto automático. Em mais uma tentativa de aprimorar a segurança desses veículos, o regulamento determina que os carros sejam equipados com caixas pretas e que haja um motorista ao volante.
As normas se aplicam aos “sistemas automatizados de manutenção de trajetória” (ou, ALKS, acrônimo de “automated lane keeping systems”); ou seja, são direcionados à sistemas de “nível 3”, como o Autopilot da Tesla e o Cadillac Super Cruise. O regulamento entrará em vigor já em 2021.
Assim como os sistemas atuais exigem, o acordo determina que os sistemas ALKS verifiquem a presença de um condutor atento ao volante e com os cintos de segurança sempre que habilitados. Além disso, os carros devem incluir mecanismos para verificar a presença desse motorista ao longo da viagem e que reajam quando o motorista se mostrar indisponível, incluindo ações minuciosas como virar o rosto ou fechar os olhos por 30 segundos.
Pixabay
Ademais, o ALKS deve ser ativado sob condições específicas: as estradas devem ser equipadas por separação física entre faixas em direções opostas, estejam limitadas a 60 km/h e seja proibida a circulação de pedestres e ciclistas.
Contudo, fugindo dos atuais padrões do mercado, as normas introduziram a exigência de uma caixa preta em cada um dos veículos. O equipamento foi denominado “sistema de armazenamento de dados para direção automática” e deve armazenar momento de ativação e desativação, manobras de emergência, condições do veículo, falhas, envolvimento em colisões e mais informações.
Além dessas medidas, o documento tenta minimizar distrações dos motoristas ao determinar que telas adicionais dos veículos interrompam qualquer atividade para que o motorista volte ao volante se for necessário. Ademais, orientam que veículos no piloto automático recostem na estrada caso o motorista não responda em tempo suficiente.
Fabricantes dos sistemas ALKS devem atender às demandas da ONU nas exigências de segurança cibernética e atualizar seus sistemas de acordo com o novo regulamento.
Fontes: UNECE
Fonte: Tecmundo
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