quarta-feira, 29 de julho de 2020

Carros autônomos podem evitar apenas um terço dos acidentes, diz estudo

Carros autônomos podem evitar apenas um terço dos acidentes, diz estudo



Taxa de acidentes de trânsito só cairia mais se este tio de veículo priorizasse a segurança, em detrimento da preferência do condutor

Vinicius Szafran, editado por Fabiana Rolfini  
04/06/2020 15h45
Carro Autônomo da Uber

Parte da ideia por trás dos carros autônomos é tirar o fator humano da equação, reduzindo o número de acidentes de trânsito e tornando as viagens de carro mais seguras, certo? Não exatamente. Um novo estudo do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) sugere que a tecnologia autônoma evitaria apenas cerca de um terço dos acidentes de trânsito, caso os sistemas "dirigissem demais como as pessoas" - ou seja, focassem na velocidade e conveniência.

Segundo o estudo, apenas 24% das batidas acontecem por erros de percepção do motorista, enquanto incapacitação (como dirigir bêbado) representa 10% dos acidentes. O percentual restante se resume a erros na tomada de decisões, previsões e desempenho (como desviar a tempo de um objeto na pista). O problema é que esse tipo de erro não é corrigido por sistemas autônomos.

Os pesquisadores apontaram a colisão fatal de um carro da Uber com a ciclista Elaine Herzberg em 2018 como exemplo. O hardware autônomo do veículo não apenas teve dificuldades para localizar a ciclista, como também não conseguiu prever para onde ela estava indo, tampouco realizou a manobra evasiva que salvaria sua vida.
Reprodução
Veículo autônomo em circulação. Imagem: Andrej Sokolow/Getty Images

A taxa de acidentes de trânsito só cairia mais se os veículos autônomos priorizassem a segurança em detrimento da preferência do condutor, de acordo com o IIHS, algo que poderia frustrar pessoas acostumadas a dirigir "no limite". Eles podem trafegar mais devagar do que os humanos quando houver pouca visibilidade ou muitos pedestres na rua, por exemplo.

Ainda não temos carros totalmente autônomos, e a segurança ganhou ainda mais importância para a Uber e tantos outros fabricantes. No entanto, o estudo indica que um mundo de carros sem motorista ainda é utópico e pode exigir muita paciência e compreensão. Os passageiros chegariam com segurança em seus destinos - apenas levaria mais tempo.

Via: Engadget

Fonte: OlharDigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.